Embrapa na Expoagro: agropecuária aliada a tecnologias sustentáveis para a conservação da água

12.05.2015 | 20:59 (UTC -3)
Imagem: Paulo Lanzetta

Água: líquido precioso cada vez mais em discussão na sociedade. E a Embrapa Agropecuária Oeste, sabendo a importância de se levar soluções, alternativas tecnológicas para o campo, além de receber ideias e sugestões, leva a discussão sobre o uso da água na agropecuária para a 51ª Expoagro.

O Painel "Agropecuária: consumindo ou conservando água?" será em 19 de maio, terça-feira, na parte da manhã, a partir das 7h30, no auditório do Sindicato Rural de Dourados. Estão convidados produtores rurais, pesquisadores, profissionais da Assistência Técnica (ATER), professores e acadêmicos, veículos de comunicação, assim como a sociedade em geral. A finalidade é estimular o debate para exposição de diferentes pontos de vista e dúvidas, como forma de incentivo para reflexão, críticas e sugestões.

O público vai assistir a três palestras de 20 minutos cada e, em seguida, participar do debate. O objetivo é mostrar que a aplicação, no campo, das tecnologias desenvolvidas por instituições de pesquisa, como a Embrapa, pode evitar o desperdício de água no setor agropecuário e ainda conservar a água no solo, inclusive com o armazenamento da água da chuva.

A realização do Painel é da Embrapa Agropecuária Oeste e do Sindicato Rural de Dourados. As inscrições, a partir das 7h30, são gratuitas.

Os pesquisadores da Embrapa Agropecuária Oeste ministrarão os seguintes temas durante o Painel:

8h30 - "O Clima e a oferta de água na região sul de Mato Grosso do Sul" - Carlos Ricardo Fietz

8h50 - "Sistemas agropecuários, uso e produção de água" - Júlio Cesar Salton

9h10 - "Uso de água no meio rural: Parar? Continuar? Aumentar?". - Danilton Luiz Flumignan

9h30 - Início do debate com a participação do público e dos debatedores:

- Paulino Barroso Medina Júnior, professor da UFGD e membro do Comitê Gestor do Programa Biota-MS e do Conselho Curador da Fundação Neotrópica do Brasil;

- Dirson Freitag, engenheiro agrônomo e presidente do CREA-MS;

- Rubens de Souza André, gestor de bacias hidrográficas da ITAIPU BINACIONAL;

- Guilherme Lafourcade Asmus, chefe geral da Embrapa Agropecuária Oeste.

O moderador do debate será o pesquisador, Milton Parron Padovan, supervisor do Setor de Prospecção e Avaliação de Tecnologias da Embrapa Agropecuária Oeste.

Na tarde de 19 de maio, a partir das 13h30, a Embrapa Agropecuária Oeste participa do 4º Seminário Sucroenergético, realizado pela Biosul, Embrapa Agropecuária Oeste, Uems, UFGD e Sindicato Rural. O pesquisador da Embrapa, José Rubens de Almeida Leme Filho, vai ministrar a palestra sobre as ações da Embrapa em pesquisa e transferência de tecnologia para o setor sucroenergético em Mato Grosso do Sul.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025