Embrapa mostra evolução da soja no Showtec 2010

29.01.2010 | 21:59 (UTC -3)

Quem visitar a área da Embrapa no Showtec 2010, realizado pela Fundação MS entre os dias 2 e 4 de fevereiro, em Maracaju/MS, terá a oportunidade de conhecer a evolução histórica da soja em Mato Grosso do Sul.

Serão apresentadas as principais cultivares que fazem parte da evolução da planta. “Desde a primeira espécie de soja selvagem até as últimas cultivares lançadas pela Empresa, incluindo as que mais contribuíram para a introdução da soja em MS como, por exemplo, a Santa Rosa”, informa o técnico da /Embrapa Agropecuária Oeste/ (Dourados, MS), Euclides Maranho.

As cultivares indicadas para cultivo no Estado, lançadas pela Embrapa e fundações parceiras nos últimos anos, também serão demonstradas. São elas: BRS Favorita RR, BRS 292 RR, BRS 291 RR, BRS 285, BRS 239, BRS 243 RR, BRS 245 RR e BRS 246 RR.

A pesquisa sobre o manejo de nematóides em sistemas de produção utilizando as culturas milho e soja também faz parte das demonstrações. O trabalho é conduzido há cinco anos pelo pesquisador Guilherme Lafourcade Asmus numa área, dentro do Showtec, infestada por nematóides. “Ele demonstra a eficiência do sistema integrado com rotação para o manejo do nematóide reniforme, que é um dos principais problemas da região que abrange Dourados, Maracaju e Sidrolândia”, destaca Asmus.

Outra tecnologia que fará parte do evento é o consórcio milho safrinha com braquiária. O engenheiro agrônomo Gessi Ceccon estará no local conversando com os visitantes sobre os desafios do consórcio, tendo em vista o zoneamento agrícola. “Outra abordagem é o potencial de aumentar os benefícios do consórcio para racionalizar custos com o ajuste na população de plantas de braquiária, visando diminuir a competição com o milho”, explica Gessi.

Palestras

Os visitantes também terão a oportunidade de tirar dúvidas sobre temas da agropecuária regional, durante palestras que serão ministradas no estande da Embrapa. No dia 3, às 10 horas, o pesquisador da Embrapa Agropecuária Oeste (Dourados, MS) Guilherme Asmus fala sobre o “Manejo de nematóides na cultura da soja”. No mesmo dia, às 15 horas, o fitopatologista Alexandre Roese, também da Unidade de Dourados, discute o “Controle da ferrugem asiática na soja”.

Já no dia 4, às 10 horas, o pesquisador da Embrapa Agropecuária Oeste, Carlos Lasaro, ministra a palestra “Semeadura e cultivares de soja. O dilema da semeadura antecipada”. Às 15 horas, o pesquisador da Embrapa Gado de Corte (Campo Grande, MS), Roberto Giolo de Almeida, fala sobre “Integração Lavoura-Pecuária-Floresta”.

Kadijah Suleiman,

Embrapa Agropecuária Oeste, Dourados (MS)

(67) 3416-9742 /

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025