Embrapa ministra curso sobre mandioca para técnicos da Costa Rica

16.07.2010 | 20:59 (UTC -3)

Um grupo de técnicos do governo da Costa Rica irá participar de 19 a 22 de julho de um curso sobre o cultivo da mandioca na Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical. Formuladores de políticas públicas, os técnicos do Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuária da Costa Rica (Inta) e do Programa Nacional de Agronegócios do Ministério da Agricultura e Pecuária da Costa Rica estão interessados na utilização da mandioca como matéria-prima para a produção de biocombustível.

"O Brasil tem um acordo de cooperação com a Costa Rica via Agência Brasileira de Cooperação. Como o assunto envolve agricultura, a Embrapa foi chamada a colaborar. O projeto de cooperação foi feito pela Embrapa em conjunto com o grupo da Costa Rica", explica o coordenador do curso, o pesquisador Francisco Laranjeira, articulador internacional da Unidade.

Organizado pelo supervisor do Núcleo de Transferência de Tecnologia, Carlos Estevão, e pelo pesquisador Vanderlei Santos, o curso contempla parte teórica e prática nos campos experimentais da Unidade. Os costa-riquenhos vão conhecer detalhes sobre o programa de pesquisa e desenvolvimento em mandioca e informações diversas sobre o manejo e conservação do solo na cultura, manejo fitotécnico, aspectos nutricionais e adubação, restrições fitossanitárias e alternativas de controle (pragas e doenças), entre outros assuntos.

"Como o interesse deles é a questão da utilização da mandioca como matéria-prima para a produção de etanol, os pesquisadores e técnicos vão tentar, na abordagem dos temas relacionados ao cultivo, focar nas possibilidades e desafios do uso do etanol da mandioca para a produção de biocombustível", informa Laranjeira.

Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025