Embrapa Meio-Norte trabalha cultivares tolerantes à seca e ao calor

14.01.2011 | 21:59 (UTC -3)

A Embrapa Meio-Norte está trabalhando para desenvolver e disponibilizar ao mercado, cultivares de milho e sorgo tolerantes à seca e ao calor. Dois planos de ação de um projeto nacional liderado pela Embrapa Milho e Sorgo, estão sendo conduzidos em Teresina pelos pesquisadores Edson Bastos e Milton Cardoso.

 

No primeiro plano de ação, o estudo já caracterizou o solo e o clima de Teresina. No segundo plano, já foram avaliados 249 genótipos de sorgo e 381 de milho. As ações desenvolvidas pela Unidade com recursos financeiros do Tesouro Nacional começaram em 2010 e vão até 2012. A equipe da Embrapa Meio-Norte trabalha com um orçamento de R$ 300 mil.

 

Em nível nacional, o projeto, que tem como objetivo estudar a adaptação de gramíneas como milho, sorgo, trigo e arroz, possui sete planos de ação. Eles buscam caracterizar de forma detalhada sítios de seleção utilizados para fenotipagem; identificar mecanismos morfo-fisiológicos relacionados à tolerância à seca nas diferentes culturas; identificar regiões genômicas; e criar bases para estratégias de desenvolvimento de cultivares adaptadas às limitações hídricas.

 

Oitenta e cinco pesquisadores estão trabalhando no projeto, em rede nacional, nas unidades da Embrapa Arroz e Feijão, Milho e Sorgo, Trigo, Cerrados, Informática Agropecuária, Recursos Genéticos e Biotecnologia, Meio-Norte e Semiárido. Participam também das ações a Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”, a Universidade Federal de Minas Gerais e a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Tocantins.

 

O Grande Avanço – Em 35 anos de atuação, a Embrapa Meio-Norte lançou e recomendou dezenas de cultivares e híbridos de milho, melhorando a oferta do produto no mercado agrícola do Piauí e Maranhão. O pesquisador Milton Cardoso destaca algumas cultivares: BRS Caatingueiro, BRS 4103, BRS Gorutuba e BRS Caimbé, todas de ciclo precoce.

 

Com mais proteína, segundo o pesquisador, o destaque é para as cultivares BR 473, BR 450 e BR Assum Preto. A Unidade disponibilizou também à agricultura familiar as cultivares BR Fidalgo, BR São Vicente, BR Sertanejo, BR São Francisco, BR Asa Branca e BR 106. Todas elas têm produtividade variando entre 4,5 a 6 toneladas por hectare.

 

As pesquisas avançaram também na direção da agricultura empresarial nos cerrados do Piauí e Maranhão. Para essa região, a Embrapa Meio-Norte recomendou vários híbridos de milho. Os híbridos que aparecem com destaque são Simples: BRS 1010, BRS 1040, BRS 1055 e o BRS 1060; Duplos – BR 205, BR 206, BRS 2020, BRS 2022 e BRS 2023; e Triplos – BRS 3025, BRS 3035 e BRS 3040. A produtividade deles varia entre 7 a 12 toneladas por hectare.

 

Fernando Sinimbu

Embrapa Meio-Norte

(86) 3089-9118

fernandosinimbu@cpamn.embrapa.br

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025