Embrapa Meio-Norte avaliará experimentos na África

04.02.2013 | 21:59 (UTC -3)
Fernando Sinimbu

A Embrapa Meio-Norte começa a avaliar este mês, em Moçambique, na costa sudeste do continente africano, os experimentos com feijão-caupi instalados em dezembro de 2012. Os ensaios com as cultivares BRS Guariba, BRS Nova, BRS Potengi e BRS Guariba foram implantados nas províncias de Nampula e Lichinga, nordeste e noroeste, respectivamente.

De 16 a 25 de fevereiro, o pesquisador Maurisrael Rocha tem como missão avaliar os ensaios de adaptação de cultivares, épocas de plantio, densidade populacional e monitoramento de pragas e doenças de feijão-caupi. Ele repassará também orientações aos técnicos do Instituto de Investigação Agrária de Moçambique, que ajudaram na instalação dos experimentos.

Essa viagem é a segunda missão do pesquisador piauiense no âmbito da execução do Projeto ProSavana-PI – Melhoramento da Capacidade de Pesquisa e Transferência de Tecnologias para o Desenvolvimento Agrícola do Corredor de Nacala. A primeira aconteceu em 2011, quando o projeto ainda estava sendo elaborado e era necessário um diagnóstico das potencialidades agrícolas da região.

Na mesma missão de Maurisrael Rocha, participam os pesquisadores Raul Almeida, da Embrapa Algodão (Campina Grande – Pb) e Tarcísio Cobucci, da Embrapa Arroz e Feijão ( Santo Antônio de Goiás – GO ). Eles avaliarão os ensaios com algodão, arroz em terras altas e feijão comum. Estão implantados também na região experimentos com milho, soja e trigo.

O Projeto ProSavana-PI é uma cooperação entre o Brasil, Japão e Moçambique. A ideia é desenvolver, com agricultura sustentável, o Corredor de Nacala, uma região de savanas em Moçambique, semelhante aos cerrados no Brasil. A busca pela eficiência agrícola moçambicana está ancorada nas tecnologias desenvolvidas pela Embrapa, que levaram o cerrado brasileiro ao sucesso na produção de grãos.

Divulgação

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025