Embrapa lança nova edição de publicação sobre calagem e adubação de fruteiras e mandioca

Livro pode ser baixado de modo gratuito

09.12.2021 | 16:47 (UTC -3)
Léa Cunha

Acaba de ser disponibilizada pela Embrapa Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas, BA) a segunda edição do livro “Recomendações de calagem e adubação para abacaxi, acerola, banana, citros, mamão, mandioca, manga e maracujá”.

A pesquisadora Ana Lúcia Borges, editora técnica do livro, conta a origem da publicação: “Normalmente, os Estados da Federação têm seus manuais de recomendação de calagem e adubação contendo as tabelas de recomendações para o uso de corretivos e fertilizantes. Como o estado da Bahia não atualiza o seu manual desde 1989, a equipe de solos da Unidade sentiu a necessidade de sistematizar as informações para as recomendações de calagem e adubação para as culturas pesquisadas pela Embrapa Mandioca e Fruticultura, correspondendo a sete fruteiras e mandioca.

Assim, em 2009, foi publicada a primeira edição do livro, sendo esta a contribuição da Embrapa para o estado da Bahia para a atualização do “Manual de recomendação de calagem e adubação para o estado”. O objetivo do livro foi promover a fertilização correta das culturas com base nas suas necessidades e nos teores de nutrientes no solo e na planta. Doze anos após a primeira edição, devido aos novos resultados de pesquisa e ao desenvolvimento de novas variedades com suas recomendações de adubação específicas, foi disponibilizada a segunda edição, atualizada e ampliada.

Conteúdo

Destinada a agricultores, agentes de assistência técnica, estudantes, professores e pesquisadores, a publicação foi escrita por parte do corpo técnico e pesquisadores aposentados da Embrapa Mandioca e Fruticultura, pesquisadores da Embrapa Agricultura Digital e Embrapa Agrobiologia e professores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

Em relação à primeira edição, o livro traz novas tabelas de recomendação de adubação, por exemplo, para variedades de abacaxi e banana, e três novos capítulos: “Aptidão agrícola do solo”, “Riscos climáticos” e “Fertilizantes minerais, orgânicos e organominerais”. A publicação pode ser baixada gratuitamente aqui. 

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024