Embrapa lança nova cultivar de uva em Marialva nesta sexta-feira (30)

28.11.2012 | 21:59 (UTC -3)
Fonte: Assessoria de Imprensa

É no Paraná onde a Embrapa Uva e Vinho apresenta, nesta sexta-feira (30), a nova cultivar de uva de mesa sem sementes BRS Vitória. O lançamento acontece no Salão Paroquial da Igreja Matriz de Marialva, durante a Festa da Uva local, com início às 20h.

Conforme os pesquisadores Patricia Ritschel e João Dimas Garcia Maia, coordenadores do Programa de Melhoramento Genético da Videira da Embrapa, a variedade destaca-se pela ausência de sementes e pela tolerância ao míldio, a principal doença da videira no Brasil.

O lançamento da BRS Vitória faz parte de um ‘pacote de novidades’ da Embrapa Uva e Vinho: sexta-feira passada, dia 23, em Sinop (MT), foi apresentada a cultivar de uva BRS Magna, para elaboração de suco. Os lançamentos estão se dando nas regiões onde o processo de validação de cada variedade foi iniciado. Para 2013, estão planejados eventos de apresentação das novas cultivares nas outras regiões para as quais elas são recomendadas. Assim, a BRS Vitória será apresentada em São Paulo, Minas Gerais e Vale do Submédio São Francisco e a BRS Magna, na Serra Gaúcha e também em São Paulo e no Vale do Submédio São Francisco.

As duas novas variedades são resultantes do Programa de Melhoramento Genético da Videira, estabelecido em 1977, pela Embrapa Uva e Vinho. O Programa visa ao desenvolvimento e à criação de cultivares de uva de qualidade, com boas características agronômicas, diferentes finalidades e ampla adaptação climática. Já foram lançadas 14 variedades para mesa e elaboração de sucos e vinhos, que se adaptam bem às condições climáticas dos principais polos vitivinícolas do Brasil.

Para conhecer as outras cultivares lançadas pela Embrapa Uva e Vinho, acesse

.

A BRS Vitória é a primeira cultivar de uvas sem semente brasileira tolerante ao míldio, característica que garantirá uma produção mais sustentável, pela redução de aplicações de fungicidas. Preta, com sabor aframboesado, ela já foi testada nas regiões de São Paulo, Paraná, Minas Gerais e também no Vale do Submédio São Francisco. É vigorosa, com ciclo precoce e elevada produtividade – entre 25 e 30 t/ha –, além de apresentar teor de açúcar acima de 19º Brix (podendo chegar a 23º Brix, em regiões tropicais).

A comercialização de gemas da cultivar BRS Vitória e também da BRS Magna será feita pela Embrapa Produtos e Mercado, Escritório de Campinas (SP), a partir de julho de 2013. Os produtores interessados na aquisição desse material propagativo deverão fazer reserva, por meio do site

, estandosujeita à disponibilidade de estoque na época da poda, quando a Embrapa entrará em contato, pelo e-mail cadastrado.

Para mais informações sobre as reservas, os contatos são: telefone – (19) 3749.8888; fax – (19) 3749.8890.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025