Embrapa lança livros sobre gergelim e amendoim na bienal de Alagoas

04.11.2009 | 21:59 (UTC -3)

Duas novas publicações editadas pela Embrapa Informação Tecnológica serão lançadas nesta quinta-feira (05/11). Editados em parceria com a Embrapa Algodão, os novos títulos fazem parte da coleção 500 Perguntas 500 Respostas, dedicadas ao cultivo do amendoim e do gergelim.

Ambas destinam-se a tirar dúvidas e a oferecer de forma prática os principais resultados das pesquisas desenvolvidas pela Embrapa relacionadas às espécies. O evento faz parte da programação da IV Bienal Internacional do Livro de Alagoas, que começou dia 30 de outubro, em Maceió.

Organizadas a partir de conteúdos técnicos, traduzidos para uma linguagem simplificada, ambas tiveram a parceria da Embrapa Algodão (Campina Grande/PB), unidade descentralizada da Embrapa responsável pelos estudos das duas espécies. Sobre o amendoim, que já foi uma das mais expressivas do mercado nacional de oleaginosas, estão incluídos aspectos relacionados à ecofisiologia e manejo cultural, bem como mercado, transferência de tecnologia e organização da produção. O potencial do óleo de amendoim como fonte de biodiesel, bem como a qualidade e a segurança de alimentos derivados, também são informações oferecidas em capítulos específicos da publicação.

No título dedicado ao gergelim, o leitor tem acesso ao resultado das pesquisas realizadas pela Unidade ao longo de vinte anos, principalmente no que diz respeito às áreas de recursos genéticos, melhoramento de plantas, manejo cultural, fitossanidade e tecnologia de alimentos. A importância das informações, principalmente para novos empresários e produtores brasileiros, representa a contribuição para a cultura da espécie, considerada nos últimos anos uma cultura alternativa para alimentação e exploração agrícola viável. Parte do conteúdo das obras está disponível e pode ser acessado gratuitamente no endereço eletrônico da Livraria Embrapa

).

A coleção 500 Perguntas 500 Respostas, criada em 1993 e considerada um dos sucessos editoriais da Embrapa, foi desenvolvida com o objetivo de facilitar as atividades agropecuárias, ao reunir em volumes especiais as dúvidas mais comuns de produtores, reunidas a partir do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) das Unidades. São 29 temas diferentes, disponíveis em edições impressas e em versão eletrônica. Pesquisadores de mais de 15 unidades foram os responsáveis pelos conteúdos técnicos dos assuntos.

Evento literário – Realizada pela Universidade Federal de Alagoas, com o apoio da Associação Brasileira dos Editores Universitários (Abeu), da Câmara Brasileira do Livro (CBL), da Prefeitura de Maceió, do governo do Estado, instituições públicas e privadas, a Bienal Internacional de Alagoas será realizada até o dia 8 de novembro, na capital do Estado. Cento e trinta estandes estarão instalados em mais de 5.500 metros quadrados, onde o público poderá conferir as principais novidades editoriais do Brasil, México, Peru, Portugal, França, Angola, Moçambique, Cabo Verde e Guiné Bissau.

Serviço:

Lançamentos – Dia 5 de novembro

500 Perguntas 500 Respostas Amendoim – 16h às 17h

500 Perguntas 500 Respostas Gergelim – 16h30 às 17h

Praça do Autógrafo

IV Bienal Internacional do Livro de Alagoas

Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso

Jaraguá – Maceió/AL

Kátia Marsicano

Embrapa Informação Tecnológica – Brasília – DF

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025