Meggadig lança linha de máquinas Lonkíng 2012 no Espirito Santo e inaugura parceria em Santa Catarina
A Embrapa Algodão promove nesta sexta-feira (25), o lançamento do livro “Ecofisiologia das culturas do algodão, amendoim, gergelim, mamona, pinhão-manso e sisal”, a partir das 10 horas, no auditório principal. A publicação reúne resultados de pesquisas desenvolvidas pela Embrapa Algodão, assim como avanços conseguidos na compreensão de mecanismos em resposta a estresses ambientais.
Com sete capítulos, a obra aborda aspectos gerais da ecofisiologia vegetal em cada uma das culturas, desde a formação das sementes até o final do ciclo produtivo, além de análises relacionadas ao balanço de carbono (fotossíntese versus a respiração). “O livro procura explicitar a complexidade dos mecanismos e das vias de sinalização de plantas em respostas a estresses ambientais, para que, em harmonia ecológica com os fatores fisiológicos, essas culturas possam expressar o máximo potencial de produção”, afirma o chefe-geral da Embrapa Algodão e um dos editores técnicos, Napoleão Beltrão.
Os autores formulam questões ecológicas sobre o controle do crescimento, reprodução, sobrevivência, abundância e distribuição geográfica de plantas; como esses processos são afetados pelas interações das plantas; e pelas interações com seu ambiente físico-químico (temperatura, umidade, radiação solar, recursos nutricionais, água, solo) e biológico (interação com outras plantas e outros seres vivos).
A publicação é destinada a pesquisadores, professores e estudantes de graduação e pós-graduação, agentes de extensão rural, agentes de desenvolvimento e interessados no assunto. “Ecofisiologia das culturas do algodão, amendoim, gergelim, mamona, pinhão-manso e sisal” pode ser adquirida por R$ 40,00 no Posto de Vendas da Embrapa Algodão (Rua Oswaldo Cruz, 1143 - Centenário), pelo e-mail -
ou através do site
.
Com edição técnica de Napoleão Beltrão, em parceria com Maria Isaura Pereira de Oliveira, o livro foi escrito pelos pesquisadores: Amanda Micheline Amador de Lucena; Fábio Aquino de Albuquerque; Giovani Greigh de Brito; Gleibson Dionízio Cardoso; José Fideles Filho; Maria Isaura Pereira de Oliveira; Melchior Naelson Batista da Silva; Napoleão Beltrão; Severino Pereira de Sousa Júnior e Tarcísio Marcos de Souza Gondim.
A sessão de autógrafos terá início às 10h30, seguida de coquetel.
Considerada uma das áreas mais importantes da Agronomia, a ecofisiologia vegetal estuda as respostas das plantas ao ambiente em que vivem. Contribui também para a pesquisa relacionada à Biologia e à Ecologia, buscando compreender processos evolutivos e de organização de ecossistemas, bem como, explicar vários aspectos da organização da planta nas suas interações com o ambiente, desde os níveis moleculares e fisiológicos até o desenvolvimento do organismo como um todo.
Lançamento do livro “Ecofisiologia das culturas do algodão, amendoim, gergelim, mamona, pinhão-manso e sisal”
25 de novembro de 2011
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura