Embrapa Instrumentação recebe quatro visitas internacionais no mesmo dia

18.05.2010 | 20:59 (UTC -3)

Por atuar na fronteira do conhecimento em temas de vanguarda, como a nanotecnologia, a Embrapa Instrumentação Agropecuária desperta interesse de diferentes públicos nacionais e internacionais.

Só nesta quarta (19/05), estão agendadas quatro visitas internacionais, duas de alunos de universidades americanas, uma terceira de um pesquisador da Nasa e a quarta de um grupo de empresários, cuja empresa está instalada no Science Park, em São Carlos (SP), mas com sede na Suíça.

As visitas têm início na manhã de quarta-feira com um grupo de 22 professores e alunos da Universidade Estadual de Iowa e da Universidade de Kentuchy, ambas nos Estados Unidos. O grupo é liderado pelo professor visitante da Universidade Federal de Viçosa e professor associado do Departamento de Engenharia de Biosistemas e Agricultura da Universidade de Iowa, Brian Steward.

No período da tarde, a Unidade recebe 20 estudantes de graduação da Universidade de Illinois, Estados Unidos, que estão em programa de intercâmbio com a Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos, campus da USP em Pirassununga. O grupo será acompanhado do professor Celso Eduardo Lins de Oliveira.

Ainda será recebido o principal membro da equipe Técnica do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA, Alberto Elfes. Ele lidera pesquisa nas áreas de dirigíveis robóticos autônomos, coordenação e cooperação de grupos de robôs autônomos, e os modelos de decisão da teoria para a análise de sistemas complexos.

Para fechar o dia, presidentes e diretores da Leica Geosystems, grupo suíço, com empresa instalada no Science Park de São Carlos, visitam a Embrapa Instrumentação Agropecuária, interessados em conhecer pesquisas realizadas na área de agricultura de precisão.

Os demais visitantes têm interesse em áreas como nanotecnologia, óptica, eletrônica, espectroscopia, instrumentação e técnicas nucleares.

“Com a globalização e o destaque que o Brasil alcançou por suas pesquisas em Agricultura Tropical, o intercâmbio internacional aumentou consideravelmente. Além disso, pelas características da cidade de São Carlos e pelo ambiente de ciência, tecnologia e inovação da Embrapa Instrumentação Agropecuária, essas visitas e interações reforçam nossa missão e nossas atividades em áreas da fronteira do conhecimento, além da perspectiva de colaborações e negócios em novos projetos”, avalia o chefe geral da Unidade, Álvaro Macedo da Silva.

Joana Silva

Embrapa Instrumentação Agropecuária

(16) 21072901

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025