Primeiro clone zebuíno com registro
O pesquisador Paulo Estevão Cruvinel, da Embrapa Instrumentação Agropecuária (São Carlos/SP), é um dos integrantes da delegação brasileira a fazer parte da 15ª Conferência das Partes da Convenção do Clima.
A convenção é realizada pela *Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC), de 7 a 18 de dezembro deste ano, em Copenhague (Dinamarca). Além da participação de Cruvinel em um painel, será apresentado o trabalho desenvolvido pelos pesquisadores Ladislau Martin Neto e Débora Milori, também da Unidade, sobre a mitigação dos gases do efeito estufa por meio de sequestro de carbono pelo solo, que será apresentado por Pamela Anderson, diretora geral do International Potato Center (CIP), órgão com o qual a Embrapa mantém parceria.
Na COP 15, o pesquisador Paulo Cruvinel, que participa a convite do Itamaraty, apresenta trabalho na linha do desenvolvimento sustentável, com foco em três grandes plataformas organizadas envolvendo agroenergia, aqüicultura, mudanças climáticas e uso sustentável de recursos renováveis, bem como a área alimentar. A mitigação dos efeitos climáticos na produção agrosilvipastoril (agricultura, florestas e pecuária) e uso sustentável de recursos renováveis já vêm sendo discutidos nos encontros promovidos pela Rede de Inovação e Prospecção para o Agronegócio (Ripa), da qual o pesquisador é coordenador executivo.
Para Cruvinel, participar da COP 15 é uma oportunidade que abre portas para que a pesquisa esteja cada vez mais inserida junto ao setor de produção, como também no setor que foca o desenvolvimento com visão ecológica.
Em São Carlos, o vereador Roberto Mori Roda (PV) apresentou requerimento no qual solicita à Câmara Municipal a realização de uma audiência pública para tratar de assunto referente à COP 15, tendo como convidado o pesquisador que participa da conferência.
Já o trabalho a ser apresentado por Pamela Anderson vai abordar pesquisas desenvolvidas em conjunto com a Embrapa Instrumentação Agropecuária para quantificar o conteúdo de carbono no solo e sua estabilidade usando técnicas ópticas de espectroscopia, que pode ser usado em diferentes ecossistemas. Com esse estudo, é possível estabelecer estratégias para que a agricultura possa contribuir positivamente com a mitigação dos efeitos causados pelo aumento da concentração dos gases do efeito estufa na atmosfera.
Joana Silva
Embrapa Instrumentação Agropecuária
(16) 21072901 /
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura