Termina vazio sanitário da soja no PR e no MT
A Embrapa Algodão iniciou este mês o plantio de experimentos em condições irrigadas em sua estação de testes agronômicos localizada no município de Barbalha/CE.
“A área plantada será de sete hectares, todos irrigados por sistema de irrigação por aspersão convencional”, diz Gildo Pereira de Araújo, responsável pela estação.
Ele informa que foram plantados experimentos com a cultura do algodão para avaliar em campos de pequeno aumento, melhoramento genético de algodão colorido, algodão orgânico e testes para determinação de coeficientes de cultivo e índices de irrigação no consórcio de algodão e feijão.
Outra cultura a ser avaliada é a do gergelim, cujos experimentos irrigados serão usados na área de melhoramento genético e na manutenção de Banco Ativo de Germoplasma (BAG), para a renovação de sementes em conservação in vivo. Com amendoim também serão cultivadas plantas para melhoramento genético.
Araújo dia que esses experimentos fazem parte de uma programação anual de pesquisas e que são renovados periodicamente. A estação de Barbalha abriga ainda uma área experimental apenas para testes em condições de sequeiro (sem irrigação).
Dalmo Oliveira da Silva
Embrapa
(83) 3182.4300 – ramal 2113 /
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura