Faturamento do setor de máquinas eimplementos cresce 13% no primeiro semestre de2012
26 de julho a 08 de agosto. Esse é o período anunciado pela Embrapa Hortaliças (Brasília-DF) para a abertura das inscrições referentes ao Módulo de Educação a Distância (EaD) do Curso Internacional sobre Produção de Hortaliças (TCTP Hortaliças) voltado para profissionais brasileiros com formação em agronomia ou curso técnico agrícola. O curso faz parte da nova logística introduzida a partir de 2011, quando foi acrescentado o Módulo a Distância, com temas relativos à produção sustentável de hortaliças. “São dez vagas, que devem ser preenchidas pelos interessados que, preferencialmente, tenham envolvimento em atividades de extensão rural, transferência de tecnologia, pesquisa ou ensino”, informa Carla Timm, supervisora do Núcleo de Comunicação Organizacional da Unidade.
Conforme o calendário relativo às etapas desse processo, o Módulo EaD será realizado de 13 de agosto a 8 de setembro, quando os alunos terão que apresentar projetos relacionados aos conhecimentos adquiridos. “Os cinco melhores projetos apresentados serão selecionados e seus autores integrarão a parte presencial do TCTP Hortaliças, que acontecerá de 24 de setembro a 19 de outubro na Embrapa Hortaliças”, anota a supervisora. Carla acrescenta que, nessa última fase, os alunos brasileiros selecionados se juntarão aos 20 participantes de países africanos de língua portuguesa - Angola, Cabo Verde, Moçambique e São Tomé e Príncipe – que também serão selecionados após a avaliação dos projetos apresentados sob o Módulo de Educação a Distância.
Realizado desde 1994 com uma abordagem sobre a produção de hortaliças em geral, o curso foi direcionado, a partir de 2005, para a sustentabilidade dessa produção. Em 2011, o TCTP ou Programa de Treinamento para Terceiros Países adquiriu novo formato. Agregando parceiros como a Embrapa Estudos e Capacitação – CECAT, o curso coordenado pela Embrapa Hortaliças, numa ação conjunta com a Agência Japonesa de Cooperação (JICA) e com a Agência Brasileira de Cooperação (ABC), foi formatado com a inclusão de dois módulos sequenciais que se complementam: Educação a Distância e presencial.
O Módulo de Educação a Distância envolverá a base teórica sobre o aspecto da sustentabilidade, com a criação de um fluxo de comunicação entre as duas partes – alunos e professores. Já no módulo presencial serão realizadas atividades teóricas e práticas, calcadas na produção sustentável de hortaliças.
Em tempo: os interessados deverão solicitar as fichas de inscrição através do e-mail
.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura