Brasil volta a exportar mais carne bovina do que em 2008
A semana está movimentada na Embrapa Gado de Corte, com três eventos: o I Workshop Internacional – Avanços em avaliação genética de bovinos de corte, o I Simpósio Embrapa Labex de Sanidade Animal e o Curso de Biologia Molecular aplicado ao estudo de parasitos.
Nos dias 6 e 7 de julho aconteceu o primeiro evento, que reuniu especialistas de diferentes vertentes de pesquisa em sanidade animal. Com a participação de pesquisadores da Embrapa Agropecuária Oeste, Embrapa Gado de Corte, Embrapa Pantanal, Embrapa Caprinos e Ovinos, Embrapa Gado de Leite, Embrapa Pecuária Sudeste, Embrapa Suínos e Aves, Embrapa Pecuária Sul e Embrapa Rondônia juntamente com os representantes da Embrapa Labex-USA a proposta do Simpósio foi incentivar a formação e a consolidação de equipes para atuação em rede e alinhar os estudos da Embrapa ligados à área de sanidade.
Também entre os dias 6 e 7 e estendendo-se até o dia 8, o Workshop de melhoramento genético de gado de corte pretende debater e esclarecer o momento atual da genômica e sua aplicação nas avaliações genéticas, por meio de uma programação diversificada, dividida em três partes, e que conta com nomes internacionais, entre eles: Timothy Perkins, J. Keith Bertrand, Romdhane Rekaya (Universidade de Georgia) e Michael MacNeil (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos). O encontro é ministrado em inglês com tradução simultânea para os 60 participantes.
E de 6 a 17 de julho, um grupo de pós-graduandos participa do curso de biologia molecular, no qual reconhecerão os mecanismos elementares da amplificação do DNA; desenvolverão técnicas laboratoriais para a produção de proteínas recombinantes; distinguirão os processos de diagnóstico e observarão a importância do conhecimento sobre a produção de proteína recombinante na produção de vacinas e no diagnóstico das doenças parasitárias, com palestras proferidas pelos professores Maria de Fátima Cepa Matos (UFMS) e Fábio Pereira Leivas Leite (UFPel).
Dalízia Aguiar
Embrapa Gado de Corte
/ (67) 3368-2144
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura