Embrapa faz registro de software para garantir bom funcionamento e acesso gratuito

04.03.2011 | 20:59 (UTC -3)

A Embrapa Pecuária Sudeste (São Carlos, SP) registrou, recentemente, junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), a propriedade intelectual referente ao software para recomendações de calagem e adubação de pastagens intensivas.

 

A proteção deste software foi formalizada para garantir tanto seu bom funcionamento e acesso gratuito, como também para evitar que terceiros o usem com fins lucrativos. Essa é a segunda vez que a Embrapa Pecuária Sudeste faz registro para a proteção de um programa. O primeiro foi o Seprolab – Sistema para gerenciamento do ensaio de proficiência para o laboratório de nutrição animal. A Embrapa (toda a empresa) possui cerca de 50 softwares registrados.

 

Este novo programa dá ao produtor recomendações de correção (calagem) e de adubação para pastos em sistemas intensivos (alta produtividade). Para utilizar o software o pecuarista precisa, inicialmente, se cadastrar na página eletrônica da Embrapa Pecuária Sudeste (www.cppse.embrapa.br). Este cadastramento pede as análises de solo da área a ser tratada, área das pastagens, número de animais e as variedades dos capins cultivados, entre outros dados, conforme explicam os pesquisadores Patrícia Perondi Anchão de Oliveira e Alberto Bernardi, que desenvolveram o novo software, com a colaboração dos técnicos Robson Rodrigues Santiago e Roselito Fávero da Silva.

 

O sistema elaborado cruza esses diversos dados com as necessidades de adubação dos solos, resultando assim nas recomendações das quantidades necessárias para a calagem e para a aplicação de fertilizantes. Apesar de a recomendação ser feita automaticamente pelo sistema, sugere-se que o pecuarista mostre os resultados a um técnico extensionista especializado em adubação.

 

Ao cadastrar-se naquela página eletrônica, o pecuarista terá um benefício adicional: acessando seus dados, ele poderá visualizar todo o histórico da situação de suas pastagens, a partir da primeira consulta feita, bem como da formulação recomendada nas diversas ocasiões.

 

Esta é a primeira compilação sistematizada de calagem e adubação para pastagens intensivas, pois até o momento os trabalhos existentes se limitavam a pontos específicos, em publicações do meio acadêmico.

 

Jorge Reti

Embrapa Pecuária Sudeste (São Carlos/SP)

(16) 3411-5600

jreti@cppse.embrapa.br

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025