Embrapa promove 6º dia de campo sobre iLPF em Nova Canaã do Norte Mato Grosso
Levar às comunidades rurais o conhecimento das pesquisas da Embrapa é o objetivo do projeto Minibibliotecas, desenvolvido há mais de oito anos pela Embrapa Informação Tecnológica (Brasília, DF), em parceria com as demais unidades da empresa e organizações sociais. No Rio Grande do Sul, a Embrapa Trigo está levando as minibibliotecas aos assentamentos da reforma agrária, facilitando o acesso do conhecimento tecnológico a famílias de produtores rurais, por meio de crianças e jovens de escolas públicas.
A entrega da primeira minibiblioteca aconteceu no dia 12/03, na Escola Estadual de Ensino Fundamental Chico Mendes, em Capão do Cipó. “A constatação de que a escola possuía poucos recursos didáticos-pedagógicos para fomentar o conhecimento entre os assentados foi decisivo para a entrega da minibiblioteca”, avalia o analista da Embrapa Trigo, Paulo Ernani Ferreira. A escola Chico Mendes atende quatro assentamentos da reforma agrária, tanto no ensino fundamental, quanto na educação de jovens e adultos.
No dia 20/03, a minibiblioteca chegou na Escola Estadual de Ensino Médio Joceli Correa, no assentamento Rondinha, município de Jóia. A escola atende 342 estudantes da educação infantil, jovens e adultos, provenientes de seis assentamentos: Rondinha, Barroca, Tarumã e Reassentamento 31 de Maio (em Jóia), e estudantes do vizinho município de Tupanciretã, do Assentamento Nova Aliança e Reassentamento Cachoeira. Atuam na escola 28 educadores, entre professores docentes, funcionários e equipe diretiva.
No Instituto Educar, em Pontão, RS, a entrega mobilizou assentados no dia 03/05. O material vai subsidiar a formação de agricultores no curso técnico em Agroecologia. “O material é bem atualizado e vai ajudar a conciliar a teoria e a prática para qualificar nossa atuação na agricultura familiar. Com certeza, estes conhecimentos vão estar em muitos projetos ao final do curso”, avalia o estudante Gerônimo Pereira da Silva, assentado em Santana do Livramento. Para o estudante de Bagé, Ricardo Costa de Jesus, “o material fica na biblioteca, mas o conhecimento vai onde quer que a gente ande!”.
No total, serão três kits, beneficiando mais de 700 alunos. A ação faz parte do Convênio Incra-Fapeg-Embrapa, em parceria com secretarias de educação e a Emater/RS. “Muito além da divulgação científica, os livros trazem ensinamentos que os estudantes podem aplicar no dia-a-dia na produção de alimentos e geração de renda na agricultura familiar, através da disseminação de práticas agrícolas sustentáveis. É um estímulo para os jovens na busca pela melhoria de vida”, avalia o responsável pela articulação da Embrapa Trigo com os movimentos sociais, Jorge Cerbaro.
Cada minibiblioteca é composta por 120 títulos de publicações impressas, 40 títulos de programas de rádio ‘Prosa Rural’ e 37 títulos de vídeos do programa ‘Dia de Campo na TV’ e da videoteca rural editados pela Embrapa Informação Tecnológica.
Entre os conteúdos abordados no acervo, destacam-se temas como preservação e educação ambiental, cidadania, cooperativismo, cultivo de hortas e quintais, criação de pequenos e grandes animais, produção de alimentos de qualidade, manejo do solo e da água, ou como iniciar uma pequena agroindústria de alimentos, entre outros. Confira o vídeo de apresentação do projeto Minibibliotecas em
. Informações para acessar as minibibliotecas podem ser obtidas através dos telefones (61) 3448-2437 / 34484162, ou e-mail
.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura