Citros: SP tem novas medidas para combate ao greening
A Embrapa Agropecuária Oeste (Dourados, MS), Embrapa Informação Tecnológica (Brasília/DF) e o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) entregaram, nesta segunda-feira (16), o projeto Minibibliotecas a 11 municípios da Grande Dourados. A cerimônia, realizada no auditório da Embrapa de Dourados, ocorreu durante a reunião do Comitê Assessor Externo (CAE) da Unidade, que contou com a presença do chefe-geral Fernando Mendes Lamas e dos diretores executivos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, José Geraldo Eugênio de França e Kepler Euclides Filho.
Na entrega, a gerente adjunta de Organização e Difusão da Informação da Embrapa Informação Tecnológica, Patrícia Bertin, representou o gerente-geral do SCT, Fernando do Amaral Pereira. A finalidade das Minibibliotecas, segundo ela, é levar informações e tecnologias geradas pela Empresa à agricultura familiar e juventude rural. “Nosso desafio, ao deixar esse acervo com os prefeitos, é que ele possa ser útil e usado da melhor forma possível para o desenvolvimento local”, disse.
“Esse é um dos programas mais importantes da Embrapa e já temos 1,2 mil Minibibliotecas distribuídas no País. Ele é um sucesso porque traduz textos técnicos da Empresa com o objetivo de informar este público específico”, acrescentou o diretor executivo Geraldo Eugênio.
Estiveram presentes na solenidade recebendo as Minibibliotecas: secretário de Agricultura, Indústria e Comércio de Dourados, Maurício Peralta; assessora da Prefeitura de Caarapó, Alessandra Prudêncio; prefeito de Deodápolis, Manoel Martins; prefeito de Douradina, Darcy Freire; prefeito de Glória de Dourados, Arceno Junior; prefeito de Jateí, Arilson Targino; secretário de Esporte, Cultura e Lazer de Itaporã, Nilson Pedroso; vice-prefeita e secretária de Educação de Juti, Isabel Rodrigues; secretário de Produção, Desenvolvimento e Meio Ambiente de Nova Alvorada do Sul, Thiago Barbosa; secretário de Desenvolvimento Econômico de Rio Brilhante, Alisson Cândido, e secretário de Meio Ambiente de Vicentina, Júlio Milanezi.
Os municípios, inclusive Fátima do Sul, encaminharão as Minibibliotecas a escolas municipais ou estaduais, sendo, no caso de Glória de Dourados, a Universidade Estadual de MS (UEMS) que receberá o projeto.
O projeto Minibibliotecas faz parte das estratégias do Programa Fome Zero, do Governo Federal. A finalidade é oferecer informações e tecnologias de baixo custo, geradas ou adaptadas pela Embrapa, para o agricultor familiar e à juventude rural.
O projeto compreende a elaboração e distribuição de produtos de informação, relacionadas à produção agropecuária e de alimentos de qualidade, respeitando a realidade das comunidades rurais nas diversas regiões. Cada Minibiblioteca é composta por 108 títulos de publicações impressas, 40 títulos do programa de rádio Prosa Rural e 38 títulos de vídeos do programa ‘Dia de Campo na TV’, editados pela Embrapa Informação Tecnológica (Brasília, DF).
Cada escola beneficiada com o projeto, como contrapartida, realiza capacitações com os professores, destinadas a orientar sobre o uso das Minibibliotecas, além de aulas interativas e ações de mobilização com a participação de alunos e da comunidade local para projetos de interesse comum. Anualmente, são organizados Concursos de Redação, promovidos pela Embrapa Informação Tecnológica.
Graças à parceria e apoio do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), até o final de 2008 foram atendidas pelo projeto mais de 1,2 mil municípios brasileiros de todas as regiões do País.
O projeto Minibibliotecas recebeu vários prêmios. Em outubro de 2008, foi um dos vencedores do Prêmio Fiema – Feira Internacional de Tecnologia para o Meio Ambiente, na categoria Educacional, concedido às melhores iniciativas voltadas à redução dos impactos ambientais, a partir da adoção de práticas sustentáveis e do estímulo à consciência ambiental.
Ainda no mesmo mês, recebeu Menção Honrosa no Prêmio VivaLeitura 2008, promovido pelos ministérios da Educação (MEC) e da Cultura (Minc) e pela Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI). E em março, esteve entre as dez melhores experiências brasileiras, selecionadas no 12º Concurso Inovação na Gestão Pública Federal, da Escola Nacional de Administração Pública (Enap) (colaboração Kátia Marsicano, Embrapa Informação Tecnológica).
Kadijah Suleiman,
Embrapa Agropecuária Oeste, Dourados (MS)
(67) 3416-9742 /
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura