Sementes Biomatrix lança sorgo com redução de lignina
Os cerrados de Roraima apresentam excelentes condições climáticas para exploração da cultura da mangueira, dizem os especialistas. A cultura tem despertado interesse de vários produtores pelo rápido retorno econômico, além da boa aceitação dos frutos no mercado.
As áreas de cerrado de Roraima apresentam grande potencial para essa produção. As condições climáticas aliadas a novas tecnologias, fazem com que seja possível produzir o ano inteiro.
Entretanto, apesar dessas vantagens, é notório que os sistemas de exploração, nas áreas de cerrado, caracterizam-se por apresentar baixa adoção de tecnologia e manejo inadequado. Por isso a Embrapa está realizando o curso sobre o manejo da mangueira.
O curso que é uma parceria entre a Embrapa, Sebrae e Amazon Vale, iniciou ontem (25), no auditório da unidade, e segue até sexta (28), com a visita a uma propriedade que já utiliza parte do manejo recomendado.
A unidade busca oferecer tecnologia a produtores e técnicos que estão diretamente envolvidos no processo de produção da manga no estado. O objetivo é viabilizar produção para movimentar a economia, abastecer e expandir o mercado local.
“Em Roraima a produção pode ocorrer em qualquer época do ano, desde que se faça um manejo de floração para o escalonamento da produção em função de épocas propícias para o mercado”, explica a Dra. em fisiologia da produção, Maria Aparecida Mouco, da Embrapa Semi-Árido, uma das instrutoras do curso.
Durante o curso serão apresentadas técnicas de poda, reguladores de crescimento e indução à floração. “Com o uso dessas três técnicas, além da possibilidade de produção em qualquer época, é possível expandir o mercado, fazendo com que o retorno econômico seja mais rápido, estimulando outros produtores”, afirma a Dra. em nutrição de plantas e fisiologia da produção, Teresinha Albuquerque, da Embrapa Roraima, também instrutora do curso.
Propriedades
As mangas variam muito de tamanho, cor e forma, mas quase todas apresentam polpa suculenta e sabor definido. Seu consumo é recomendado pelos nutricionistas por ser excelente fonte de vitamina A e C, apresentando quantidades razoáveis de vitaminas do complexo B, sais minerais como cálcio e fósforo, e efeito expectorante. A fruta ainda combate a acidez estomacal, é diurética e promove a regularidade intestinal.
Simone Santos
Embrapa Roraima
(95)4009-7107
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura