Embrapa e Seagro realizam análise em plantação de abacaxi em Aparecida do Rio Negro/TO

03.12.2012 | 21:59 (UTC -3)
Philipe Bastos

Na próxima semana, técnicos da Embrapa Mandioca e Fruticultura de Cruz das Almas – BA - estarão no Tocantins para coletar dados sobre a produção de abacaxi no Estado. Na ocasião, a entidade, em conjunto com a Seagro – Secretaria da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário visitarão no dia 10 e 11, a Fazenda Roncador, no município de Aparecida do Rio Negro, onde atualmente são cultivados cerca de um milhão de pés do fruto na safra 2011/2013.

De acordo com o coordenador de Desenvolvimento Vegetal da Seagro, José Américo Vasconcelos, as amostras coletadas pelos técnicos serão analisadas no laboratório da FACTO - Faculdade Católica do Tocantins. “Vamos coletar amostras das folhas dos abacaxis para analisar o comportamento das espécies na região”, explicou.

Para a análise serão coletadas as folhas “D” de cinco parcelas/plantas. As folhas do abacaxi são denominadas por letras levando em consideração o tamanho e a localização de cada uma na planta. A folha “D” é a maior entre as mais jovens e fica localizada próximo ao topo do pé de abacaxi. “Esta folha é específica para fazer análises bromatológicas”, explicou Vasconcelos.

O Tocantins ocupa, hoje, a sétima colocação no ranking de produção de abacaxi no Brasil, com uma produtividade de 18 mil frutas por hectare. De acordo com dados do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística e da Conab – Companhia Nacional de Abastecimento, o Estado produz uma média de 54 milhões de abacaxis por ano.

No mesmo período, técnicos da Adepará – Agência de Desenvolvimento do Pará - virá ao Tocantins para conhecer o PIF - Programa de Produção Integrada de Frutas. Na ocasião, os paraenses percorrerão as lavouras de Aparecida do Rio Negro, do projeto São João em Porto Nacional e também do município de Rio dos Bois.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025