Programa da Fertiláqua aumenta rentabilidade em cana-de-açúcar
A Fertiláqua traz em seu portfólio para cana-de-açúcar o Programa Construindo Plantas – PCP 360 que tem como objetivo buscar a máxima eficiência do sistema produtivo
A Embrapa Uva e Vinho e a Epagri realizam, no próximo dia 14, o 2º Dia de Campo sobre Viticultura de Qualidade no município de Videira (SC). O objetivo é apresentar aos agricultores e técnicos catarinenses novas tecnologias para o cultivo de videiras, principalmente para uvas de mesa. “Os produtores poderão ver na prática o uso de novas variedades e novos métodos de manejo visando alta qualidade. Será uma oportunidade para trocar ideias com pesquisadores e outros viticultores”, resume o pesquisador André Kulkamp de Souza, da Estação Experimental da Epagri em Videira (EEV). O evento será realizado a partir das 8h30 no viveiro do produtor Renato Viecelli, no distrito de Anta Gorda.
O dia de campo está organizado em quatro estações para que os agricultores vejam na prática as vantagens das novas tecnologias do setor vitícola. Na primeira, que inicia às 9 horas, Roque Antônio Zílio, técnico da Embrapa, vai tratar sobre manejo dos cultivares de mesa BRS Vitória, BRS Isis e BRS Núbia e da cultivar de vinho, BRS Bibiana. Na sequência, André Kulkamp de Souza apresenta o cultivo da videira sob cobertura plástica com objetivo de reduzir a incidência de doenças e melhorar a qualidade das uvas. “A importância é reduzir o uso de agrotóxicos e diminuir a incidência de doenças como míldio e podridões de cacho”, explica.
Porta-enxertos e nutrição da videira são o tema da terceira estação. O pesquisador João Peterson Gardin, da EEV, vai orientar os participantes sobre manejo da adubação com foco em diagnóstico foliar e do solo. O objetivo é manter os teores ideais de adubação para obter alta produtividade e alta qualidade dos frutos, evitando excesso ou falta de nutrientes para as plantas. Marco Antônio Dalbó, também pesquisador da EEV, vai falar sobre características dos porta-enxertos com foco em resistência ao declínio da videira.
A última estação, comandada pelo engenheiro agrônomo Daniel Grohs, da Embrapa, vai abordar o padrão sanitário e morfológico de mudas de videira e sua relação com o declínio de parreirais. A programação ainda conta com um depoimento do viveirista Renato Viecelli, que recebe acompanhamento da Epagri e da Embrapa e é referência na viticultura da região. E para encerrar, a Embrapa apresenta seus novos cultivares de uva para mesa e elaboração de vinho.
A primeira edição desse dia de campo foi realizada há dois anos. O evento está sendo repetido por conta do sucesso e da demanda dos produtores da região. “A Epagri sempre teve uma boa parceria com a Embrapa Uva e Vinho, que é a detentora de novas variedades de uva de mesa. Esse dia de campo reforça o vínculo institucional e a parceria em prol do viticultor catarinense”, diz André Kulkamp.
Serviço
2º Dia de Campo sobre Viticultura de Qualidade
Quando: 14 de fevereiro, às 8h30
Onde: Viveiro Viecceli, distrito de Anta Gorda, Videira (SC)
Mais informações: Epagri - Videira: (49) 3533-5600 / Embrapa Uva e Vinho: (54) 3455-8087 / Viveiro Viecelli: (49) 98817-3151
A programação do evento pode ser conferida aqui.
A participação é gratuita.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
A Fertiláqua traz em seu portfólio para cana-de-açúcar o Programa Construindo Plantas – PCP 360 que tem como objetivo buscar a máxima eficiência do sistema produtivo