Embrapa e CTPA lançam 5 cultivares de soja Bt para Centro-Oeste na Tecnoshow Comigo

10.04.2015 | 20:59 (UTC -3)

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), em parceria com o Centro Tecnológico para Pesquisas Agropecuárias (CTPA), lança cinco cultivares de soja com a tecnologia Intacta RR2 PRO: BRS 6970IPRO, BRS 7170IPRO, BRS 7270IPRO, BRS 7470IPRO, BRS 7570IPRO durante a Tecnoshow Comigo 2015, realizada de 13 a 17 de abril, em Rio Verde (GO). As novas cultivares são recomendadas para a região Central do Brasil.

A tecnologia Intacta RR2 PROTM, desenvolvida pela Monsanto, reúne características como resistência ao herbicida glifosato para manejo de plantas daninhas e também conta com a toxina Bacillus thuringiensis (Bt), que auxilia no controle de algumas espécies de lagartas.

Para o pesquisador Roberto Kazuhiko Zito, da Embrapa Soja (Londrina, PR), o lançamento das cultivares com a tecnologia Intacta demonstra que a Embrapa continua acompanhando as inovações técnicas da cultura. “As cultivares darão grande contribuição para as regiões recomendadas, principalmente pelo excelente potencial produtivo, estabilidade e sanidade. Entregamos à sociedade variedades altamente competitivas”, diz.

O programa de melhoramento genético da Embrapa é reconhecido pela excelência no desenvolvimento de tecnologias para regiões tropicais, com características como alto potencial produtivo, estabilidade para diferentes regiões e garantia de qualidade fitossanitária. Com o lançamento das primeiras cultivares IPRO, a Embrapa passa a ter o mais completo portfólio para soja do mercado, investindo tanto no desenvolvimento de cultivares convencionais quanto na geração de transgênicas. “Associamos a confiabilidade e a segurança da Embrapa às inovações tecnológicas para que o produtor brasileiro seja mais competitivo no mercado internacional”, afirma o chefe-geral da Embrapa Soja, José Renato Bouças Farias.

Segundo o gerente da Embrapa Produtos e Mercado Alessandro Cruvinel, além das características de estabilidade e sanidade, as cinco cultivares Intacta RR2 PRO apresentaram nesta safra performance superior à dos materiais no mercado, com várias áreas produzindo acima de 75 sacas por hectare.

André Schwening, diretor-executivo da Cereal Ouro, empresa que plantou a BRS 7270IPRO e a BRS 7570IPRO, aprovou o rendimento das novas cultivares na safra 2014/2015. “Elas se comparam aos melhores materiais que já utilizamos da mesma tecnologia. Mesmo com o atraso no plantio e a forte seca em janeiro, estamos bastante satisfeitos com os resultados. Na primeira colheita conseguimos 64,8 sacas por hectare numa área de 112 hectares com a BRS 7270IPRO, e de 66,3 sacas por hectare da BRS 7570IPRO numa área de 42 hectares”.

O CTPA informou que um dos produtores cotistas da empresa, que plantou a BRS 7270IPRO, atingiu 55 sacas por hectare, contra 52 sacas por hectare da cultivar de maior rendimento de outra empresa, no mesmo talhão, enfrentando a mesma condição atípica de seca em Goiás.

Para o gerente de pesquisa e produção do CTPA, José Nunes, o diferencial dos lançamentos é a alta produtividade, a estabilidade na produção, a resistência a doenças como o nematoide e o ciclo de desenvolvimento que favorece a safrinha de milho. As novas cultivares foram entregues a 15 produtores na região Central do Brasil durante a safra 2014/2015. As sementes estarão disponíveis nos próximos meses para plantio na próxima safra.

Outras atrações

Os resultados de pesquisa de oito centros da Embrapa estão disponíveis na Casa da Embrapa e na Vitrine de Tecnologias. São cerca de 30 soluções tecnológicas apresentadas especialmente para os visitantes da feira, além de palestras técnicas. Nestas áreas, é possível conhecer tecnologias para as culturas de soja, sorgo, algodão, mandioca, trigo, banana, entre outras.

O visitante ainda pode adquirir as publicações editadas pela Embrapa. São cerca de 190 títulos de diversos temas para comercialização a preços acessíveis.

Grãos

Além dos cinco lançamentos de soja, a Embrapa irá apresentar as características agronômicas das principais cultivares de soja para a região Central. Serão demonstradas as variedades transgênicas BRS 359RR, BRSGO 6959 RR e BRS 1001IPRO e as convencionais BRS 284, BRS 283 e BRS 317.

Quem visitar o estande poderá conhecer também diversas tecnologias com vantagens competitivas para os produtores de soja, como a demonstração de áreas de refúgio em lavouras com soja Bt, apresentação da coinoculação para melhorar a produtividade da soja e do fejião e de tecnologias e orientações para o manejo de pragas e de fertilidade do solo, além de indicação de uso da soja na alimentação humana.

No cenário atual de aumento de temperaturas e redução de chuvas, o sorgo tem ganhado importância, por sua adaptação natural a condições ambientais adversas. A cultura tem sido uma boa opção para produção de grãos quando a falta de água oferece maiores riscos para outras culturas, como o milho. A Embrapa apresentará diversos tipos de sorgo, como o sacarino, o granífero e o biomassa.

O trigo também possui grande potencial, especialmente no Cerrado. Será realizado um treinamento básico sobre a cultura durante a programação, abordando temas como manejo e características das novas cultivares da Embrapa que estão chegando ao mercado, manejo de doenças e irrigação. O visitante poderá conhecer ainda as diferenças nos produtos derivados dos grãos produzidos no Cerrado, resultado de uma parceria com o Moinho Sete Irmãos.

Duas cultivares de algodão transgênico resistentes ao herbicida glifosato serão apresentadas na feira. A BRS 369 RF e a BRS 370 RF oferecem maior flexibilidade no controle de plantas daninhas, pois permitem o uso do glifosato em qualquer fase do desenvolvimento do algodoeiro, sem gerar danos à cultura. As cultivares foram desenvolvidas pela Embrapa com a tecnologia RR Flex, da Monsanto, e apresentam ampla adaptação aos Estados de Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Fruticultura

Três variedades de abacaxi e três de banana resistentes às principais doenças das culturas estarão na Tecnoshow. As cultivares de abacaxi BRS Imperial, BRS Ajubá e BRS Vitória são resistentes à fusariose, principal doença da cultura no Brasil.

Como alternativas à cultivar de banana Maçã, escassa devido à suscetibilidade ao mal-do-Panamá, a Embrapa disponibiliza a BRS Princesa e a BRS Tropical, tolerantes à doença e resistentes à Sigatoka-amarela, com a maioria de suas características semelhantes e/ou superiores às da Maçã. Já a BRS Platina, também resistente a essas doenças, apresenta porte médio e características de desenvolvimento e de rendimento idênticas às da Prata-Anã.

Para a citricultura, serão apresentadas opções para enfrentar a baixa diversificação de variedades de copas e porta-enxertos. Introduzidos da Califórnia e avaliados pelo programa de melhoramento da Embrapa, os citrandarins Índio, Riverside e San Diego são híbridos de tangerineira ‘Sunki’ com ‘Poncirus trifoliata’, reunindo as vantagens das tangerinas, como menor suscetibilidade ao declínio, à tristeza e ao nematoide dos citros, e resistência à gomose (Phytophthora).

Informática no campo

Tecnologias desenvolvidas para auxiliar a vida do produtor rural na área de informática serão demonstradas no estande, como os sistemas para monitoramento agrometeorológico e planejamento da produção de animais, além de fontes de conteúdo técnico-científico e serviços web para disseminar o conhecimento da Embrapa à sociedade.

A feira

Organizada e realizada pela Cooperativa Agroindustrial dos Produtores Rurais do Sudoeste Goiano (COMIGO), a Tecnoshow é considerada a maior feira de tecnologia rural do Centro-Oeste, com mais de 500 expositores. Em sua 14ª edição, o evento tem entre os seus focos apresentar técnicas e soluções para aumentar a produção e a competitividade do agronegócio goiano no mercado internacional. A expectativa é que o evento registre público acima de 100 mil pessoas durante os cinco dias.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro