Indenizações aos produtores que contrataram seguro rural chegam a R$ 1,7 bilhão no primeiro semestre de 2021
No acumulado dos últimos 10 anos, em valores atualizados, o montante total indenizado pelas seguradoras foi de R$ 15,2 bilhões
A Embrapa é o primeiro lugar entre as mais de cem corporações do setor agropecuário que mais se relacionam com startups, segundo o ranking Top Open Corps deste ano. A empresa pública de pesquisa agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), ficou à frente de Cargill, Mosaic, Corteva Agriscience e SLC Agrícola – e juntas foram responsáveis por 36% dos relacionamentos com agtechs. O anúncio e a premiação das Top 5 na categoria Agronegócio foram feitos pela 100 Open Startups em cerimônia on-line realizada na segunda-feira (23/08).
Dados da organização indicam que os negócios transacionados entre corporações e startups resultaram este ano em cerca de 69 milhões de reais, volume 135% maior que os 12 milhões computados em 2020. No período, foram 277 relacionamentos de negócio com 134 startups, sendo a maior parte com agTechs (44%), seguidas das indTechs (22%) e productivityTechs (15%). Ainda segundo os organizadores, o tipo de contrato mais comum foi a contratação de serviços ou produtos das startups, seguido pelo fornecimento de acesso à base de clientes e canais de vendas.
O diretor executivo da plataforma, Bruno Rondani, destacou que o impacto direto em benefícios para ambos os lados e para o setor como um todo vai além das cifras indicadas. Ele considera que a 100 Open Startups colabora com os resultados obtidos ao reconhecer e premiar as corporações líderes em open innovation, além das startups mais atraentes para o mercado corporativo.
Na cerimônia virtual, o presidente da Embrapa, Celso Moretti, se disse honrado com a premiação e falou da importância de a empresa ser referência em inovação aberta. “Sempre estivemos abertos a trabalhar com as startups”, disse, citando a atuação da instituição no segmento, iniciada em 2010 por meio de parcerias diretas.
Moretti destacou também o desenvolvimento de programas específicos, acrescentando que “a inovação é uma premissa para a Embrapa e está presente desde a nossa missão, que é Inovar para Transformar, e permeia o nosso Plano diretor. Vamos celebrar”.
Ao comentar a premiação, a diretora-executiva de Inovação e Tecnologia da Embrapa, Adriana Martin, lembrou que a instituição tem assento no Comitê Nacional de Iniciativas de Apoio a Startups e destacou o conjunto de programas da Empresa voltados ao ambiente de inovação. “Vários centros de pesquisa da Embrapa têm parcerias com startups para o codesenvolvimento de tecnologia e já temos mais de 100 parcerias formais com startups”, apontou.
Martin ressalta ainda a contribuição da Embrapa para a visibilidade de agtechs do ecossistema de inovação do País por meio do Radar Agtech Brasil, levantamento realizado pela instituição por meio da Secretaria de Inovação e Negócios em parceria com a SP Venture e a Homo Ludens. A edição 2020/2021 do estudo mapeou 1.574 agtechs no Brasil. “Por tudo isso, é uma honra ocupar lugar de destaque entre as empresas líderes em open inovation no Brasil, mostrando que estamos no caminho certo”, disse.
A 100 Open Startups é a plataforma de open innovation pioneira e líder na América Latina, que tem como missão transformar o mercado e a sociedade a partir da inovação pela colaboração entre empresas e startups. Desde 2016 publica o Ranking 100 Open Startups, que monitora a evolução da prática da inovação aberta e premia as empresas e startups líderes. Atualmente, são 18.300 startups e 3.600 corporações participantes da plataforma.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura