Embrapa doa mais 36 toneladas de sementes para o Haiti

19.04.2010 | 20:59 (UTC -3)

Um novo carregamento de sementes da Embrapa seguiu para o Haiti na última semana. Desta vez a Empresa produziu e doou 36 toneladas de feijão caupi da cultivar BRS Guariba.

A Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) fará a distribuição do material junto aos agricultores do país atingido por terremoto em janeiro. A doação é fruto de acordo de colaboração entre a organização e os governos brasileiro e haitiano.

De acordo com o gerente geral da Embrapa Transferência de Tecnologia, Ronaldo Andrade, as sementes de feijão caupi foram produzidas pela Unidade, por meio do Escritório de Negócios de Petrolina. Com apoio da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), do Ministério das Relações Exteriores, parceira da Embrapa em outras ações desenvolvidas no Haiti, informações técnicas sobre a cultivar foram traduzidas para o francês e o creole, idiomas falados no Haiti.

Os dados técnicos foram enviados juntamente com o carregamento de sementes de feijão caupi, que foram transportadas por aviões da Força Aérea Brasileira e devendo chegar ao Haiti em pleno período de plantio.

“O envio de sementes é uma contribuição significativa para reduzir o problema de insegurança alimentar vivida naquele país e ajuda a restaurar a normalidade das atividades agrícolas”, destaca Andrade. Ele lembra que em março, como parte da mesma ação conjunta, a FAO distribuiu 36 toneladas de sementes de milho doadas pela Empresa, que é vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Valéria Costa

Embrapa Transferência de Tecnologia

61 3448.4510 /

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025