Embrapa discute formas de agregar valor aos recursos genéticos vegetais

01.04.2010 | 20:59 (UTC -3)

Simpósio em Brasília vai reunir especialistas para apresentar à sociedade novos modelos de pesquisa em prol da conservação e uso sustentável no Brasil.

O Brasil abriga cerca de 20% da biodiversidade mundial, incluindo plantas, animais e microrganismos. Esse patrimônio natural abriga milhares de espécies com potencial para aplicação em diversas áreas, como: alimentação, medicamentos e a indústria da biotecnologia, entre outras. A pesquisa agropecuária é, sem dúvida, o caminho para ampliar o conhecimento sobre os recursos genéticos vegetais e estimular a sua utilização de forma sustentável. Para discutir ações atuais e futuras em prol da agregação de valor a esses recursos genéticos, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, a partir de seis de suas 45 unidades – Recursos Genéticos e Biotecnologia; Hortaliças; Cerrados; Clima Temperado e Mandioca e Fruticultura Tropical – promove no dia 6 de abril, de 9 às 17h30, na Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, em Brasília, DF, o Simpósio Brasileiro sobre Agregação de Valor a Recursos Genéticos Vegetais.

O evento é uma das ações da Embrapa em homenagem ao Ano Internacional da Biodiversidade e tem como objetivo apresentar à sociedade brasileira os programas atualmente em desenvolvimento em prol da conservação e do uso sustentável de recursos genéticos vegetais, além de estimular a adoção de novos modelos a partir dos resultados que já foram alcançados.

Serão debatidas formas de agregação de valor a recursos genéticos de espécies de importância para a alimentação

Na parte da manhã, a programação do Simpósio será voltada para temas mais gerais. A palestra de abertura, às 9 horas, vai abordar a agregação de valor em agronegócios e será proferida pelo professor do Instituto de Economia da Unicamp, Antônio Márcio Buainain.

Em seguida, o pesquisador da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, José Francisco Montenegro Valls, apresenta palestra sobre agregação de valor em recurso genético vegetal. É interessante destacar que em novembro de 2009, Valls recebeu da Crop Science Society of America (CSSA) a medalha “Frank N. Meyer” pela qualidade internacional de suas contribuições à área de recursos genéticos vegetais.

Na parte da tarde será realizada uma mesa redonda, coordenada pela pesquisadora da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, Clara Goedert, voltada à discussão da agregação de valor a espécies de importância para a alimentação, como abacaxi, pela pesquisadora da Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical, Fernanda Vidigal; maracujá, pelo pesquisador da Embrapa Cerrados, Fábio Faleiros; feijão, pelo pesquisador da Embrapa Clima Temperado, Irajá Ferreira Antunes e pimenta, pelo pesquisador da Embrapa Hortaliças, Francisco Reifschneider.

Agregar valor aos recursos genéticos é a chave para a sustentabilidade

Recurso genético é a parte da biodiversidade que apresenta valor real ou potencial para a humanidade. O Brasil é privilegiado em relação a esses recursos, já que com a sua megabiodiversidade possui o maior patrimônio biológico do mundo.

Conhecer, conservar e usar corretamente os recursos genéticos é fundamental para garantir a segurança alimentar das gerações atuais e futuras. Mas, é preciso que a sociedade entenda melhor o significado dessas pesquisas para que possa se tornar uma aliada na luta que vem sendo travada pelas instituições brasileiras para assegurar a conservação e o uso adequado dos recursos genéticos no país.

“É importante, portanto, que esse tema extravase os muros das universidades e das instituições científicas e passe a fazer parte do dia-a-dia dos cidadãos”, afirma Clara Goedert. A realização do Simpósio é uma das contribuições da Embrapa nesse sentido.

Para o coordenador do evento, o pesquisador da Embrapa Hortaliças, José Flávio Lopes a idéia central é apresentar à sociedade a importância da pesquisa agropecuária para a geração de produtos úteis à sociedade. "Queremos discutir a importância do valor agregado e os caminhos que devemos seguir para alcançar esse objetivo através do uso mais eficiente dos recursos financeiros e humanos que temos", ressalta o pesquisador.

O Simpósio Brasileiro sobre Agregação de Valor a Recursos Genéticos Vegetais acontece no Auditório “Assis Roberto De Bem” da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia (Parque Estação Biológica – PqEB, final Av. W5 Norte, em frente à Câmara Legislativa do DF) de 9 às 17h30.

Mais informações no endereço:

Fernanda Diniz

Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia

(61) 3448-4769 e 3340-3672 /

Marcos Esteves

Embrapa Hortaliças

(61) 3385-9109 /

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025