Embrapa comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente com exposição na capital federal

02.06.2011 | 20:59 (UTC -3)
Fernanda Diniz

A Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, uma das 47 unidades da Embrapa, faz a sua homenagem ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no dia 5 de junho, apresentando ao público de Brasília os quatro inseticidas biológicos que desenvolveu para controle de mosquitos transmissores de doenças e pragas agrícolas. Os produtos serão apresentados durante o Festival das Águas, evento promovido pela CAESB - Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal, no período de 2 a 5 de junho, na Concha Acústica de Brasília.

Os bioinseticidas foram desenvolvidos a partir de bactérias específicas para os insetos-alvo e, portanto, não poluem, não deixam resíduos e são inofensivos à saúde humana, de animais e ao meio ambiente. Os quatro produtos foram desenvolvidos em parceria com a empresa privada do DF, Bthek Biotecnologia, e são eficazes contra os mosquitos transmissores da dengue e da malária; borrachudos e lagartas que atacam culturas agrícolas. Durante a mostra, o público da capital federal vai conhecer as vantagens de utilização dos inseticidas biológicos, que podem ser aplicados em lagos, córregos, cursos de água e caixas d’água.

Paralelamente aos benefícios desses produtos, o público que visitar o evento vai conhecer também as vantagens das ações de conservação de recursos genéticos promovidas pela Embrapa. Todas as bactérias utilizadas na formulação dos bioinseticidas fazem parte do Banco de Bacilos Entomopatogênicos (bactérias específicas para controlar insetos) da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, que contém mais de 2.300 variedades de bactérias benéficas com potencial para controle biológico de pragas.

Os cientistas da Embrapa coletam essas bactérias, que ocorrem naturalmente no solo, estudam e selecionam as mais eficientes contra os insetos-praga.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025