Embrapa Clima Temperado lança Centro de Capacitação

15.04.2010 | 20:59 (UTC -3)

A Embrapa Clima Temperado anunciou a construção do Centro de Capacitação de Agricultura Familiar, a ser erguido junto a Estação Experimental da Cascata.

O lançamento da obra aconteceu durante reunião do Fórum da Agricultura Familiar, com a presença de representações de vários municípios e de entidades de produtores da região sul do Estado.

Na solenidade, o Chefe-Geral da Unidade, Waldyr Stumpf Jr. agradeceu a participação e o esforço do Deputado Federal Fernando Marroni(PT-RS) pela inclusão do projeto em suas emendas parlamentares, com recursos da ordem de R$900 mil, que permitirão a construção total do Centro de Capacitação.

A proposta surgida em 2005, como forma de adequar treinamento, transferências de tecnologias e capacitação de agricultores, junto aos laboratórios e experimentos da Estação Experimental da Cascata, vai permitir maior dinamismo para o aprendizado e uma substancial redução de custos uma vez que a nova estrutura além de anfiteatro, escritórios de multimídia, salas de aula, refeitório, possuirá também alojamentos.

Com uma previsão de conclusão de pouco mais de um ano de obras, o Centro de Capacitação da Cascata, poderá dentro do cronograma de cursos e treinamentos, que já existe, e que deverá ser ampliado, oportunizar grupos de até 70 pessoas por cada etapa, oferecendo à região Sul, em especial, um novo local de referência para o desenvolvimento de soluções para a agricultura familiar.

Para o pesquisador e supervisor da Estação Experimental da Cascata, Carlos Alberto Medeiros, o projeto vai possibilitar aos agricultores vivenciar mais diretamente o processo de transferência de conhecimento/tecnologia, junto aos próprios viveiros, vitrines de experimentos, “ chamados por nós de laboratórios de campo de pesquisa, sem precisar deslocar-se para hotéis e restaurantes próximos, abreviando o período de transferência, e enriquecendo ainda mais esse contato pesquisador-agricultor-pesquisador”.

Segundo o Chefe-Geral da Unidade, Waldyr Stumpf Jr. “o Fórum da agricultura familiar é uma referência regional, nacional e internacional. Além disso, agradecemos o Deputado Fernando Marroni pelo empenho de ter conseguido a verba. Se não fosse por ele não estaríamos aqui reunidos”, finaliza.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Embrapa Clima Temperado - (53) 3275-8122 /

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025