Embrapa Clima Temperado está presente na Expodireto 2023

Conjunto de batatas-doce coloridas é atrativo da pesquisa no evento, além de cultivares de feijões, forrageiras, batatas brancas, cebola e morangueiro

01.03.2023 | 15:16 (UTC -3)
Embrapa

A Expodireto Cotrijal ocorre de 6 a 10 de março, em Não- Me-Toque, contando com a apresentação da pesquisa agropecuária desenvolvida pela Embrapa. Nesta edição, os trabalhos de pesquisa serão mostrados por várias unidades da região Sul, tendo a Embrapa Trigo (Passo Fundo) como coordenadora da apresentação da Empresa. A feira busca apresentar cenários e tendências tecnológicas do agro no Brasil e encurtar caminhos entre as fontes geradoras de tecnologia e o produtor rural. A programação está disponível e as novidades do evento em 2023 são a presença de delegações dos cinco continentes, além da realização do 1º Fórum da Carne Bovina, que passa a fazer parte do evento.

A Embrapa Clima Temperado (Pelotas) estará presente, mostrando nas vitrines tecnológicas ao visitante o conjunto de batatas-doce coloridas e biofortificadas com a apresentação das cultivares CIP BRS Nuti, BRS Amélia, BRS Gaita, BRS Cotinga e BRS Anembé. O espaço mostrará ainda o desempenho do feijão preto BRS Intrépido, que além de conter características agronômicas atraentes possui um sabor característico, distinto das cultivares de grãos pretos. Um cardápio de cultivares de forrageiras de verão como BRS Kurumi, BRS Capiaçu, BRS Tamani, BRS Zuri e BRS Quênia estarão em destaque como alternativas para solucionar os vazios forrageiros e compor o planejamento forrageiro nos sistemas produtivos.

Ao visitar o estande da Embrapa na Expodireto, o produtor terá acesso às sementes de azevém BRS Integração e Azevém BRS Estações destinadas a diferentes finalidades de produção. Enquanto o primeiro tem ciclo precoce, adequando-se à semeadura do cultivo de verão numa época adequada, o segundo apresenta um ciclo mais tardio, com ampla produção de biomassa.

O foco da Embrapa Clima Temperado na Expodireto também inclui opções para as áreas da fruticultura e de hortaliças. Será divulgada a nova cultivar de morangueiro BRS DC25 Fênix, para a qual a empresa busca viveiristas interessados na multiplicação das mudas, bem como será apresentado o livro sobre a cultura, disponível para download no site. Além do morango, serão apresentadas as batatas brancas BRS Potira, que possui forte apelo comercial, e a BRS Cecília, destinada ao mercado fresco, atendendo assim tanto o produtor convencional quanto o produtor orgânico. Ambas as opções são indicadas para fritura e cozimento, sendo que BRS Cecília é a de lançamento mais recente. Completando este cardápio, também será apresentada a cultivar de cebola BRS Prima, que é precoce, possui ótimo empalhamento e uma maior duração pós-colheita. Essas tecnologias, em diferentes formas, contribuem para a segurança alimentar dos gaúchos e dos brasileiros.

Compartilhar

LS Tractor Fevereiro