Bayer CropScience conclui aquisição da empresa de biotecnologia Athenix
O primeiro leilão de gado Nelore Mocho BRGN (Brasil Genética Nelore) da Embrapa Cerrados, unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, será realizado no sábado (14/11), a partir das 10h, na fazenda experimental da unidade localizada em Planaltina/DF.
Serão leiloados 128 animais, sendo 10 touros Nelore PO registrados, 22 matrizes Nelore PO registradas com prenhês confirmada, oito machos Nelore PO sem registro, nove bezerros Nelore PO, 20 fêmeas Nelore PO, 46 machos cruzados e 13 fêmeas cruzadas. Os animais serão oferecidos em lotes individuais ou coletivos, dependendo da categoria animal.
Poderão participar da licitação pessoas jurídicas ou físicas. Os lances serão oferecidos a partir do preço de avaliação, sendo vedada a comercialização dos animais a preços inferiores a este, conforme o edital de licitação. O valor dos impostos, taxas de transferência, transporte e outras despesas advindas da compra serão de responsabilidade do arrematante. O pagamento poderá ser feito em 20 parcelas (2+2+16), no caso de bovinos PO registrados; e em três parcelas, para os bovinos comerciais. Os animais arrematados deverão ser retirados no prazo de cinco dias úteis após a compra, entre 8h e 16h.
Nos próximos dias 12 e 13 de novembro, das 9h às 11h e das 13h30 às 16h, a Embrapa Cerrados colocará a disposição do público para visitação os lotes de bovinos que serão leiloados. Um aviso referente ao leilão foi publicado no Diário Oficial da União no dia 29 de outubro. Mais informações e o edital completo poderão ser obtidos no Setor de Patrimônio e Material da Embrapa Cerrados, pelo telefone (61) 3388 9926; ou com o leiloeiro público oficial rural no (61) 3465 2203.
Sobre o programa de Melhoramento
O programa Nelore marca BRGN da Embrapa Cerrados é desenvolvido desde 2000 e, entre outros objetivos, visa promover o melhoramento genético da raça no bioma Cerrado. Para isso, são aplicadas novas tecnologias que identifiquem genótipos superiores visando às características de interesse econômico como crescimento, carcaça e reprodução. Também são empregadas modernas biotecnologias reprodutivas para a multiplicação dos animais. Dessa forma, pretende-se promover o aumento da eficiência produtiva na pecuária, mediante a identificação de animais geneticamente superiores e que serão disponibilizados em leilões de material genético de elite para desempenho, realizados com o fim de democratizar a genética da Embrapa em bovinos da raça Nelore Mocho.
Juliana Caldas
Embrapa Cerrados
/ (61) 3388-9945
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura