Trigo: 10 novas cultivares no mercado
A Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia (Brasília, DF) e a Embrapa Agroindústria Tropical (Fortaleza, CE) – duas das 46 unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa - promovem nos dias 21 e 22 de agosto, em Fortaleza, CE, o “Curso de normas de gestão para coleções de trabalho de microrganismos da Embrapa”. O objetivo é capacitar os gestores de coleções microbianas da Empresa e universidades parceiras no Brasil em requisitos de normas de qualidade nacionais e internacionais: ABNT NBR ISO/IEC 17025:2005 e OECD Best Practice Guidelines for Biological Resource Centres.
A Embrapa investe na formação de coleções de microrganismos (fungos, bactérias e vírus) desde a sua criação em 1973. Hoje, essas coleções estão distribuídas por todo o Território Nacional em diversas unidades de pesquisa da Empresa e preservam microrganismos de funcionalidades diversas, incluindo espécies relacionadas ao controle biológico de pragas, à fertilidade do solo, de interesse industrial e causadores de doenças em animais e vegetais entre outras.
A organização e a estruturação das coleções microbianas sem um
padrão de gestão pode levar a perda de muitos microrganismos, tornando-os inviáveis para utilização em prol da agricultura e da indústria. Além disso, o atendimento às normas de qualidade nacionais e internacionais é fundamental para que a Embrapa possa realizar intercâmbio com instituições públicas e privadas.
Curso faz parte de uma iniciativa maior para garantir a qualidade das coleções microbianas da Embrapa: O projeto GESTCOL
O curso é uma das ações decorrentes do Projeto GESTCOL (“Modelo Corporativo de Gestão para as Coleções de microrganismos da Embrapa”), liderado pela Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia e iniciado em 2012, com o objetivo de garantir a qualidade das 17 coleções de microrganismos mantidas pela Empresa em todo o País e torná-las aptas a atender às exigências do mercado nacional e internacional.
Segundo a pesquisadora da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, Clarissa Silva Pires de Castro, que também é instrutora do Curso, o treinamento nos requisitos das normas de qualidade nacionais e internacionais é uma atividade fundamental do Projeto GESTCOL e tem como objetivo complementar as competências funcionais exigidas para gestores de coleções de microrganismos.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura