Embrapa Café tem proposta de bolsa de pós-doutorado aprovada na Capes

28.09.2009 | 20:59 (UTC -3)

Projeto coordenado pela pesquisadora da Embrapa Café Sttela Dellyzete Veiga Franco da Rosa, que atua junto à Universidade Federal de Lavras (Ufla), foi aprovado para obtenção de bolsa de estudo pelo Programa Nacional de Pós-Doutorado da Capes.

Intitulado Estudo do transcriptoma do cafeeiro durante a floração, o desenvolvimento do fruto e a indução da tolerância à dessecação, relacionados à qualidade das sementes, o projeto terá o período de realização de cinco anos.

O objetivo desse estudo é ampliar os conhecimentos sobre a expressão de genes durante o florescimento e o desenvolvimento do fruto e da semente do cafeeiro. Além disso, ele irá avaliar as mudanças que ocorrem durante o processo de indução da tolerância à dessecação de sementes, visando correlacioná-los com a qualidade da semente de café.

O projeto de Sttela é parte integrante do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia do Café (INCT Café), que tem a missão de gerar tecnologias apropriadas, competitivas e sustentáveis para a cadeia produtiva do café por meio da integração de instituições que atuam na área da cafeicultura no Brasil. O INCT Café buscará, além da competitividade do agronegócio café brasileiro, assegurar a sustentabilidade da produção, atenuar o impacto das alterações climáticas sobre a cafeicultura, reduzir os custos de produção, preservar os recursos naturais por meio de geração de tecnologias sustentáveis, desenvolver modelos adaptados para os sistemas especiais de produção, melhorar a qualidade e a competitividade do café, bem como viabilizar o comércio online, levando à geração de negócios de alto valor agregado.

Ao final do período de execução espera-se com o desenvolvimento do projeto um melhor entendimento da floração, do desenvolvimento dos frutos e sementes e das causas da baixa tolerância à dessecação. Os genes identificados serão transferidos aos demais grupos de pesquisadores do Instituto para serem utilizados nos programas de melhoramento e transferência genética.

Jurema Iara Campos

Embrapa

(61) 3448-4085 /

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025