Arla 32 será produzido pela Vale Fertilizantes
Para discutir o processo de mecanização da lavoura cafeeira no estado, a Embrapa Rondônia promove o I Workshop Mecanização de Coffea canephora em Rondônia, nos dias 27 e 28 de abril. A Embrapa Café é co-organizadora do evento e contribuirá nas discussões técnicas para construção de um projeto de mecanização da lavoura, um dos maiores entraves para o desenvolvimento da cultura no estado. O gerente adjunto de pesquisa e desenvolvimento da Embrapa Café, Paulo Cesar Afonso Júnior, é um dos debatedores convidados.
O café é o principal produto agrícola de Rondônia, fonte de geração de emprego e renda. O baixo nível de tecnologias aplicadas nos processos de produção e a dependência de mão-de-obra familiar são dificuldades ainda enfrentadas no estado. Para tornar a cafeicultura mais produtiva e competitiva é imprescindível implementar novas tecnologias e tornar o sistema de produção mais eficiente, ambiental, agronômica e economicamente. “O objetivo é construir um projeto conjunto com instituições especializadas para mecanização da colheita do café em Rondônia. A Embrapa Café ajudará propondo possibilidades e analisando a viabilidade do projeto”, explica Paulo Cesar.
A Embrapa Café contribuirá ainda com orientações para prospecção de recursos para a execução do projeto. Na programação do evento, estão previstas visitas à lavoura de café, às instalações da Embrapa Rondônia e áreas experimentais e palestras de pesquisadores convidados.
Cristiane Vasconcelos
Área de Comunicação & Negócios da Embrapa Café
(61) 3448-4566
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura