Embrapa Café lança publicação sobre métodos de seleção genética no melhoramento do cafeeiro arábica

A publicação destaca os principais fatores que ditam o sucesso de um programa de melhoramento genético da espécie Coffea arabica

30.07.2024 | 16:30 (UTC -3)
Thiago Cavaton

A nova publicação da série Embrapa, Documentos nº19 – “Métodos ótimos de seleção genética no melhoramento do cafeeiro arábica”, lançada pela Embrapa Café coordenadora do Consórcio Pesquisa Café, tem por objetivo de apresentar de forma detalhada os principais fatores que ditam o sucesso de um programa de melhoramento, e ainda desenvolve a teoria e realiza recomendações práticas acerca desses fatores na cultura do cafeeiro arábica.

Segundo o pesquisador da Embrapa Café, Marcos Deon, autor da publicação, os principais fatores que ditam o sucesso de um programa de melhoramento são: eficiência no processo seletivo (métodos ótimos de seleção); estratégia adequada de melhoramento (método de seleção recorrente e delineamento de cruzamento); curtas gerações de melhoramento, ou seja, seleção precoce maximizando o ganho genético por unidade de tempo.

De acordo com a publicação, os métodos ótimos de seleção para plantas autógamas perenes são: índice matriz-rogênieindivíduo para seleção na fase inicial; índice famíliaindivíduo-progênie para seleção precoce; Blup individual dentro de gerações de autofecundação; Blup de famílias e ultipopulações dentro de geração; Blup de famílias e multigerações, entre e dentro de gerações; Blup total multigerações com genitores, populações e progênies; Blup individual com medidas repetidas e endogamia; Blup individual com matriz de covariância estruturada para medidas repetidas; Blup individual para a seleção para homeostase sob bienalidade de produção.

O trabalho destaca que a seleção combinada envolvendo três gerações mostrou-se ligeiramente superior à seleção combinada envolvendo duas gerações. O índice que utiliza toda a variabilidade genética disponível entre e dentro de populações e gerações, combinando informações dos genitores, populações, progênies e gerações (SIPPPG) permite também fazer a seleção já em F3 com base em 6 informações: 3 de populações em F1 a F3, uma de progênies em F3 e os dois pais. Pode-se ter também informações de plantas dentro de F3.

Para a recombinação em um programa de seleção recorrente intrapopulacional em população híbrida (oriunda da F1), a publicação enfatiza que não é necessário postergar a seleção para além da F4 (seleção precoce em F2, F3 ou F4), e ressalta que pode-se adotar seleção precoce na geração F3, explorando-se a grande variabilidade genética entre e dentro de linhagens F3. A heterose para vários caracteres revela que realizar a seleção logo após a hibridação F1 ou F2, associada à propagação vegetativa, deverá ser a estratégia mais eficiente, pois, além de capturar a heterose máxima, reduz o comprimento do ciclo seletivo. Ainda segundo o autor, a estratégia de hibridação seguida de seleção e propagação vegetativa comercial deverá ser usada rotineiramente visando ganhos máximos em produtividade e a perpetuação de indivíduos resistentes a doenças e pragas. Essa metodologia de seleção genética de café arábica é inovadora e eficiente, e usa simultaneamente dados de propagação vegetativa e seminal.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro