Embrapa Café atua junto a organismos internacionais

11.01.2010 | 21:59 (UTC -3)

Ao elaborar o seu primeiro Plano Diretor, em 2008, a Embrapa Café estabeleceu as principais orientações para a atuação estratégica da Unidade Descentralizada da Embrapa de forma a se alinhar aos objetivos e diretrizes estratégicos estabelecidos para a empresa pelo V Plano Diretor (PDE) para os anos de 2008 a 2023.

Em seu V PDE, uma das diretrizes da Embrapa é a expansão da sua atuação internacional, construindo parcerias internacionais para projetos de P&D&I. A Embrapa Café busca atingir essa diretriz por meio da atuação de seus pesquisadores junto a organismos de pesquisa e desenvolvimento de outros países. Foi o que fez a pesquisadora Sttela Dellyzete Veiga Franco da Rosa em 2009. Ela participou do Simpósio Internacional sobre Ciência e Tecnologia de Sementes & Desenvolvimento da Indústria de Sementes, em Kunming na China. O convite para participar do simpósio partiu do coordenador do Consortium for Internacional Seed Technology Training, Miller B. McDonald, professor da Ohio State University (OSU).

Durante o simpósio foram ministradas por Sttela duas palestras: Brazilian Seed Industry e Seed Harvesting e Processing and Storage. Além das palestras houve participação da pesquisadora nas discussões, e visitas aos diversos departamentos da Yunnan Agricultural University, instituição organizadora. Na oportunidade, foram discutidos os programas acadêmicos e as possíveis parcerias futuras.

A visita à universidade chinesa foi uma oportunidade de cooperação internacional em área da pesquisa agropecuária em que há na Embrapa domínio de conhecimento, o que poderá contribuir para o desenvolvimento social e econômico sustentável de países onde há necessidade de fortalecimento dos programas de produção de sementes.

Participaram do encontro representantes de várias instituições de ensino e pesquisa, empresas da China e demais países participantes do Consortium for Internacional Seed Technology Training.

Fonte: Área de Comunicação da Embrapa Café - (61) 3448-4085 /

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025