Embrapa apresenta SemiáridoShow a parlamentares

02.10.2009 | 20:59 (UTC -3)

A maior feira voltada para o desenvolvimento sustentável da agricultura familiar do Semiárido foi apresentada quarta-feira (30/09) à Bancada do Nordeste do Congresso Nacional.

O diretores da Embrapa Tatiana de Abreu Sá e Geraldo Eugênio participaram da reunião, enfatizando a importância do SemiáridoShow para a região.

O chefe-geral da Embrapa Semi-Árido (Petrolina/PE), Natoniel Franklin de Melo, apresentou ao deputado Zezeu Ribeiro (PT/BA), coordenador da Bancada do Nordeste, e aos demais parlamentares o objetivo e a importância do evento para a região. De acordo com Natoniel, "se trata de um evento diferenciado, integrado a uma estratégia de inovação tecnológica e valorizado no contexto das políticas públicas e das parcerias público-privada. É um evento de referência nacional e internacional."

A feira que se realiza entre os dias 5 e 8 de outubro, em Petrolina, foi bastante aplaudida pelos parlamentares que elogiaram a iniciativa da Embrapa. "Essa feira deve ser permanente e se tornar tradicional na região", afirmou o deputado Edson Duarte (PT/BA) que ressaltou,a inda, a importância da articulação da Embrapa e o diálogo que a empresa estabelece com as instituições locais.

Para o deputado Joaquim Beltrão (PMDB/AL) é importante a mobilização dos parlamentares na busca de recursos para que a Embrapa realize ações como essa. O deputado José Guimarães (PT/CE), elogiou a aproximação da Embrapa com os municípios. "É importante os produtores e gestores conhecerem o trabalho da Embrapa e essa aproximação é fundamental", comentou, se referindo ao seminário "Bases Tecnológicas para uma Gestão Municipal de Convivência com o Semiárido", uma oportunidade de reforçar as atividades de capacitação e treinamento com os gestores municipais, além de criar um ambiente de debate acerca de políticas públicas para o desenvolvimento rural nas áreas secas do Nordeste.

Também estiveram presentes à reunião representantes da Assessoria de Relações Nacionais e a Assessoria de Comunicação Social da Embrapa.

A feira - A Feira SemiáridoShow tem como objetivo contribuir com o desenvolvimento sustentável da agricultura familiar do Semiárido. A ideia é reunir informações, tecnologias, produtos e serviços gerados pelas Unidades da Embrapa, organizações estaduais de pesquisa, organizações não governamentais, além do setor privado envolvido com esse segmento da agricultura. Dessa forma, será possível promover a inclusão da agricultura familiar no processo de desenvolvimento da região semiárida brasileira, aliada à responsabilidade social.

Outras atrações - Os visitantes encontrarão também exposições em estandes, demonstrações em campo (vitrines tecnológicas), capacitação com palestras e minicursos, e fórum de debates. Outros temas estarão em discussão durante a feira como desenvolvimento sustentável, produção de alimentos, convivência com o semiárido, integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF), pequena irrigação, agroecologia e agroenergia.

A Feira Semiárido Show vai ser realizada no Escritório da Embrapa Transferência de Tecnologia, localizado no km 50 da BR 122 – que liga Petrolina a Lagoa Grande. O horário de funcionamento será das 8 às 17:30 horas. O acesso é gratuito.

Vitrine de Tecnologias será atração no Semiárido Show em Petrolina

Um espaço que alia entretenimento, divulgação tecnológica e educação ambiental. É assim que a Vitrine de Tecnologias da Embrapa Transferência de Tecnologia pretende atrair de forma lúdica produtores, estudantes e o público urbano que visitar o Semiárido Show. O evento especialmente destinado a agricultores familiares é realizado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário e o Banco do Nordeste e será aberto no dia 5 de outubro em Petrolina/PE, na sede do Escritório de Negócios da Empresa.

Com o tema /Chuva de Tecnologias no Semiárido/, a vitrine é composta por sessenta cultivares de diferentes espécies, desenvolvidas pelos centros de pesquisa da Embrapa para a região. Entre as culturas em exposição estão: milho, algodão, mamona, mandioca, capins, feijão guandu, feijão caupi, feijão comum, palmas forrageira. Outra atração da Vitrine será a nova cultivar de banana. A BRS Conquista tem capacidade produtiva média de 30 toneladas/ha além de apresentar resistência a doenças como Sigatoka negra e Sigatoka amarela.

Arte - Segundo Edson Alves, responsável pela instalação da vitrine no local, “o evento coroa o trabalho de pesquisa que a Embrapa vem desenvolvendo principalmente para as condições de agricultura familiar da região”. O técnico da Embrapa Transferência de Tecnologia é também o idealizador da parte artística da vitrine. Foi ele quem concebeu as gotas da /Chuva de Tecnologias/ desenhadas a partir da sincronização do plantio de variedades de plantas.

O gerente do Escritório de Negócios de Petrolina, Reginaldo Alvez Paes, aqueles que visitarem a Vitrine poderão visualizar, do alto de um mirante instalado na área de exposição, a ”tela” formada no solo com as parcelas das tecnologias. Ele considera que deverá ser o local de maior visitação no Semiárido Show.

O Semiárido Show, antigo Agrishow, está em sua 3ª edição e já é considerado o maior evento agropecuário do sertão nordestino para agricultores familiares. Este ano, uma área de 20 hectares do Escritório de Negócios de Petrolina foi reservada para a realização da feira, que contará com a participação de 15 centros de pesquisa da Embrapa.

Os organizadores da feira estimam a visita de mais de 20 mil pessoas, entre as caravanas de agricultores familiares das diversas zonas rurais dos estados do Nordeste, que a cada edição se organizam para visitas diárias à área de exposição.

Juliana Freire e Valéria Costa

Embrapa

(61) 3448-4039 /

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025