Arroz gaúcho entra em estágio reprodutivo
Em Mato Grosso do Sul, os produtores de soja já estão na expectativa da colheita da principal cultura de verão no Estado, mas já planejando a safra 2013/2014. É por esse motivo que, em meados de janeiro e início de fevereiro, são realizados Dias de Campo e Encontros Tecnológicos em diversas instituições, públicas e privadas, para demonstrar as variedades de soja para a próxima safra.
Neste ano, a primeira participação da Embrapa em eventos de demonstração de tecnologias está sendo no 15º Encontro Tecnológico Semen Barra, evento na Linha do Barreirão em Dourados, que acontece de 16 a 18 de janeiro. Ainda em janeiro, de 23 a 25, a Embrapa também estará no Showtec 2013, em Maracaju/MS.
Na Semen Barra, a Embrapa, empresa vinculada ao Mapa, por meio da equipe da Unidade de Pesquisa em Dourados, está demonstrando as características de cultivares da Embrapa desenvolvidas em parceria com a Fundação Meridional. São elas: BRS 239, BRS 282, BRS 284, BRS 317, BRS 359RR, com destaque para a soja transgênica BRS 360RR.
BRS 239 - possui tipo de crescimento determinado, maturação semiprecoce, resistente nematoides de galha. Excelente potencial de rendimento de grãos, com maiores produtividades.
BRS 282 - possui tipo de crescimento determinado, destaque para o excelente potencial produtivo também em áreas com presença de nematoide de galha.
BRS 284 - é precoce com tipo de crescimento indeterminado, e possui excelente potencial produtivo também em áreas com presença de nematoide de galha Meloidogyne javanica.
BRS 317 - possui tipo de crescimento determinado, excelente potencial produtivo, principalmente nas regiões abaixo de 700 m e também em áreas com presença do nemaoide de galha Meloidogyne incognita.
Cultivares de soja transgênica
BRS 359RR - possui crescimento indeterminado e alto potencial produtivo, também em áreas com altitudes acima de 600 metros. A semeadura antecipada, aliada à precocidade, favorece a melhor época da 2ª safra de milho. É resistente ao nematoide Rotylenchulus reniformis
BRS 360RR - também é precoce, possui crescimento indeterminado e alto potencial produtivo, com melhor desempenho em áreas com altitudes menores que 600 metros. A semeadura antecipada, favorece a melhor época da 2ª safra de milho. É resistente ao nematoide Rotylenchulus reniformis.
Durante os meses de janeiro e fevereiro, a Embrapa Agropecuária Oeste estará presente em vários dias de campo, com datas sujeitas à alteração. Para mais informações, ligue na Transferência de Tecnologia da Unidade de Pesquisa: (67) 3416-6866.
1 - Dia de Campo de Laguna Carapã - 26 de janeiro, às 8 horas - parceria com a Coamo de Laguna. Haverá apresentação de cultivares de soja: BRS 232, BRS 284, BRS 317 e BRS 360RR;
2 - Dia de Campo Fazenda Azulão - Dourados - 29 de janeiro, às 15 horas - em parceria com a Técnica Rural - apresentação da cultivar de soja BRS 360 RR;
3 - Dia de Campo da Embrapa Agropecuária Oeste - 30 de janeiro, às 7h30, com apresentação de cultivares de soja da Embrapa e de temas relacionados à sucessão de soja-milho safrinha.
4 - Dia de Campo na Picadinha - 31 de janeiro, às 8 horas, parceria com a Coopasol e Fundação Meridional, apresentação das cultivares de soja: BRS 295RR, BRS 316 RR, BRS 359RR e BRS 360RR;
5 - Show da Soja Agrojangada Itaporã - 1º e 2 de fevereiro, local Agrojangada de Itaporã - parceria Agrojangada e Fundação Meridional - Apresentação da cultivar de soja BRS 360RR.
6 - Dia de Campo de Amambai - 2 de fevereiro, às 8 horas - parceria com a Coamo Amambai - apresentação das cultivares de soja: BRS 284, BRS 232, BRS 317 E BRS 360RR.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura