Embrapa apresenta cultivar de soja resistente à ferrugem na Tecnoshow 2023

Além da nova cultivar, empresa promove tecnologias sustentáveis para produção de soja e inoculação de milho e pastagens

27.03.2023 | 10:45 (UTC -3)
Cultivar, com informações Embrapa

A Embrapa Soja anunciou o lançamento da cultivar de soja resistente à ferrugem-asiática, a BRSMG 534, durante a Tecnoshow 2023, feira promovida pela cooperativa Comigo, em Rio Verde (GO). Desenvolvida em parceria com a Fundação Triângulo e a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), a nova cultivar faz parte da linha Shield e é marcada pela alta produtividade, estabilidade de produção e resistência a diversas doenças. Além disso, a Embrapa Soja apresentará informações sobre quatro pilares que compõem a produção sustentável da soja: Genética Avançada, Bioinsumos, Soja Baixo Carbono e Agricultura Digital.

A BRSMG 534 possui resistência a doenças como pústula bacteriana, mancha olho de rã e cancro da haste, e moderada resistência ao oídio e aos dois principais nematoides de galha. A cultivar pertence ao grupo de maturidade 7.2, permitindo a realização de uma segunda safra de milho, algodão ou sorgo.

A Embrapa Soja e a Fundação Meridional também apresentarão sua coleção de cultivares de soja, incluindo três cultivares convencionais, três transgênicas tolerantes ao glifosato e às principais lagartas da soja, e uma cultivar tolerante aos herbicidas glifosato e dicamba (BRS 2562 XTD). Esta última se destaca pela alta estabilidade e performance produtiva, além de permitir semeadura antecipada e encaixe em sistemas de sucessão/rotação de culturas.

Outra tecnologia em destaque na Tecnoshow é a inoculação de sementes de milho com a bactéria Azospirillum brasilense, que permite reduzir em 25% a adubação nitrogenada de cobertura e aumentar a produtividade de grãos em 3,1%. A Embrapa Soja também demonstrará a inoculação multifuncional de pastagens, que pode aumentar a produção de braquiárias em 22% e ampliar a absorção de nutrientes. Durante o evento, os visitantes poderão acompanhar unidades demonstrativas inoculadas e sem a inoculação dos bioinsumos para avaliar os benefícios dessas tecnologias.

Compartilhar

LS Tractor Fevereiro