Embrapa Algodão coloca estudantes em contato com ciências

21.10.2009 | 21:59 (UTC -3)

A Embrapa Algodão, mais uma vez se soma ao grupo de entidades e órgãos públicos para a promoção da Semana Nacional de Ciência & Tecnologia, que ocorre entre os dias 19 e 25 de outubro em todo país.

Em Campina Grande, as atividades sob a responsabilidade da estatal se concentram junto aos estudantes da rede pública local, com visitas pedagógicas durante toda a semana.

No dia 19, pela manhã, alunos do CEAI Elpídio de Almeida, do bairro da Ramadinha, foram os primeiros a visitarem a sede da empresa, no Centenário. Às 14h30, foi a vez de alunos do Colégio Santo Antônio Promoção Humana, da Palmeira.

Para o dia 20, mais duas escolas: a municipal Professor Anísio Teixeira, no período da manhã, e a Escola Municipal Santo Antônio dos Cuités, na parte da tarde. Dia 2, de manhã, turmas do CEAI João Pereira de Assis, do bairro Catolé. E à tarde, Escola Municipal Roberto Simonsen.

Na quinta, 22, pela manhã, a Embrapa abre as portas para alunos das Escola Municipal Melo Leitão, do bairro Quarenta. Pela tarde novamente alunos da Escola Municipal Roberto Simonsen.

No dia seguinte serão atendidos estudantes oriundos da Escola Municipal Maria das Vitórias Uchôa, do Bairro das Cidades, e à tarde, da Escola Municipal Lafayete Cavalcante, que fica no Malvinas III.

Embrapa & Escola - Com o objetivo de despertar a consciência da ciência, da tecnologia e da agricultura nos estudantes de ensino médio e fundamental, como instrumentos que podem contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população brasileira e para o desenvolvimento do nosso país, surgiu em outubro de 1997 o Programa Embrapa & Escola. Completando neste mês doze anos de existência e de êxito.

O sucesso do programa institucional se dá pela expressiva participação, que a cada ano aumenta mais, de crianças e jovens nas atividades, que incluem visitas e palestras nas Unidades Centrais e Descentralizadas da Embrapa, em vários estados do Brasil. Visitas aos laboratórios e as vitrines tecnológicas desenvolvidas para demonstração das inovações da empresa. Incluem, também, palestras realizadas por pesquisadores e analistas da Embrapa nas escolas públicas e particulares.

“Eu acho muito enriquecedor para as crianças, elas ficam encantadas com a pesquisa científica. Sinto-me realizada profissionalmente quando temos estes momentos de levar o conhecimento aos estudantes”, alegra-se Elizabete Alves, integrante do grupo do Embrapa & Escola na Unidade da Embrapa Algodão, em Campina Grande (PB).

Do inicio deste ano até primeira semana de outubro a Embrapa Algodão recebeu a visita de 456 (quatrocentos e cinquenta e seis) alunos, entre crianças e jovens, com apresentações de palestras sobre os produtos pesquisados (algodão, amendoim, gergelim, mamona, sisal e pinhão manso), com detalhes sobre cultivo e produção, exibição de vídeos institucionais e educacionais e visitas aos laboratórios, a biblioteca, as casas de vegetação e as vitrines tecnológicas.

“Fico muito feliz em participar deste processo, pois temos a oportunidade de compartilhar conhecimentos com as crianças e jovens estudantes, quer sejam da cidade ou da zona rural. Além de ser um momento importante para divulgar a nossa biblioteca que tem um acervo de aproximadamente 20.000 títulos e que está aberto a toda comunidade para que tenham acesso gratuito a informação e ao conhecimento. Além de apresentar o que a Embrapa Algodão já fez e está fazendo e como se processa o retorno para a sociedade o que é investido na empresa”, esclarece o analista Ramiro Manoel Pinto Gomes Pereira.

A equipe do Programa Embrapa & Escola conta a participação de Elizabete Alves de Almeida Soares, Alexandre Magno de Oliveira, Geraldo dos Santos Oliveira, Felipe Macedo Guimarães, Ramiro Manoel Pinto Gomes Pereira, dentre outros técnicos e pesquisadores da Embrapa Algodão. Consulte nosso site:

ou faça-nos uma visita à rua Oswaldo Cruz, número 1143, no bairro do Centenário, em Campina Grande na Paraíba.

As escolas interessadas em participar do Programa Embrapa & Escola devem agendar visitas na Área de Comunicação Empresarial e Negócios Tecnológicos – ACENT ou pelo telefone (83) 3182 4300, ramais 4312 ou 4324, falar com Alexandre Oliveira. As visitas são feitas com orientação de monitores, sendo necessária a presença de um professor responsável pelo grupo de estudantes, a fim de que o aprendizado seja, também, trabalhado em sala de aula enriquecendo o objetivo da visita.

A Embrapa Algodão insere na programação do evento ainda a realização do Seminário de Construção do Conhecimento Agroecológico, que acontece até a próxima sexta-feira, 23, no auditório central da Unidade, em Campina Grande.

Dalmo Oliveira da Silva

Embrapa

(83) 3182. 4300 /

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025