Novo milho da Syngenta é aprovado nos EUA
O diretor-presidente da Embrapa, Pedro Arraes, conheceu domingo (25/04), a tecnologia apresentada pela Embrapa Agropecuária Oeste (Dourados, MS) no Ciência para a Vida.
Na ocasião, o pesquisador Rômulo Penna Scorza Júnior demonstrou a tecnologia inovadora para a avaliação do impacto ambiental do uso de agrotóxicos. O Ciência para a Vida é realizado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), na sede da empresa, em Brasília, de 24 de abril a 2 de maio, das 9h às 21h, inclusive nos finais de semana. Durante a exposição, cerca de 200 tecnologias poderão ser conhecidas pelo público.
A Avaliação da Contaminação Hídrica por Agrotóxico (Acha) é uma ferramenta computacional (software), que está sendo desenvolvida através de um projeto da Embrapa Agropecuária Oeste em parceria com a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). “A ferramenta possibilita a identificação prévia dos riscos de contaminação dos recursos hídricos por agrotóxicos, oportunizando a prevenção da contaminação e, conseqüentemente, a redução dos impactos ambientais”, explica o pesquisador Rômulo Scorza Júnior, responsável pela pesquisa.
Entre os pontos fortes da tecnologia estão: disponibilização de dados para análise, tomada de decisão e elaboração de planos de prevenção, e a contribuição significativa para a qualidade ambiental. O pesquisador destaca que a intensificação do uso de agrotóxicos na agricultura e a possibilidade de contaminação dos recursos hídricos apontam para um dos maiores desafios tecnológicos, que é a preservação da qualidade dos recursos hídricos e a garantia da sustentabilidade da atividade agrícola. A ferramenta poderá ser utilizada por órgãos governamentais que são responsáveis pela avaliação da periculosidade ambiental de agrotóxicos como, por exemplo, o Ibama.
“Com a apresentação desta tecnologia em um evento relevante como o Ciência para a Vida, a expectativa é ter um retorno da sociedade quanto a essa ferramenta que visa avaliar impactos ambientais. Esse retorno pode funcionar como motivação para procurarmos, cada vez mais, soluções de pesquisa em benefício da sociedade”, afirma o pesquisador.
Planície de tecnologias
A ferramenta “Acha” está entre as mais de 60 tecnologias selecionadas segundo critérios técnicos e mercadológicos que ocupam o espaço denominado Planície de Tecnologias. Esse espaço, mais voltado para os negócios, divide-se em sete segmentos: produção animal, produção vegetal, cultivares, tecnologiais agroindustriais, biotecnologia, bioprodutos, máquinas e equipamentos. Os interessados terão um portfólio a sua disposição, inclusive com contatos dos centros de pesquisa responsáveis pelas tecnologias.
Kadijah Suleiman,
Embrapa Agropecuária Oeste, Dourados (MS)
(67) 3416-9742 /
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura