Congresso discute os limites da produtividade da soja
Com palestras focando o desenvolvimento sustentável, a Embrapa Agroenergia integra os eventos paralelos à Rio+20. Nesta quinta-feira (14) à tarde, o chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia do centro de pesquisa, José Manuel Cabral, participa do painel sobre Química Verde. Ele fará a apresentação “Agronegócio e Química Verde: um binômio para o Desenvolvimento Sustentável“, no Auditório do BNDES, na capital carioca.
O evento faz parte de um conjunto de seis painéis sobre desenvolvimento sustentável organizados pelo Comitê de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE). Em sua palestra, Cabral abordará principalmente o tema biorrefinarias. Nesse tipo de indústria, a biomassa ocupa o lugar do petróleo e dá origem a diversos produtos: combustíveis, rações, fertilizantes, energia, produtos químicos. “As biorrefinarias são capazes de unir a biomassa e a Química Verde”, afirma Cabral. Recentemente, foi lançada a quarta edição da Agroenergia em Revista dedica ao tema (
).
Na próxima semana, 22 de junho, o chefe-adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento da Unidade, Guy de Capdeville, participa de painel sobre “A importância da Agroenergia para o desenvolvimento sustentável”, ao lado do coordenador geral de agroenergia do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), João de Abreu. Capdeville vai falar sobre a produção sustentável das culturas energéticas com as quais a Embrapa Agroenergia trabalha. Palma-de-óleo (dendê), babaçu, macaúba e pinhão-manso são algumas delas. Os debates devem discutir até que ponto já se avançou e aonde se pode se chegar nessa área. O evento acontece das 14h às 16h, na Embrapa Solos, que fica no Jardim Botânico, no Rio de Janeiro.
Os debates promovidos pelo CGEE na Rio+20 podem ser acompanhados pela internet no endereço:
Agroenergia: focando em soluções - da biomassa à energia
Internet:
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura