Embrapa Agroenergia apresenta biocombustíveis em Feira de Artes e Ciências

23.06.2010 | 20:59 (UTC -3)

No sábado (19/06), a Embrapa Agroenergia, uma das Unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária a Abastecimento participou da Feira de Artes e Ciências “Invista no Futuro do Planeta” da Escola JK, localizada no Guará, em Brasília/DF. A proposta foi à divulgação dos trabalhos com biocombustíveis, especialmente o biodiesel.

Na Feira, foram incumbidas as turmas de 5ª Séries os temas — água e os renováveis, no caso os biocombustíveis, explicou a coordenadora do ensino infantil e fundamental, Elisangela Matsuoka. “Nós delegamos as turmas para que eles pesquisassem o que acontece hoje a longo prazo e o que pode ser feito para um futuro melhor”, salientou a coordenadora, agradecendo a Embrapa por estar presente no evento, demonstrando as tecnologias desenvolvidas. “A parceria da Embrapa veio trazer o que está sendo produzido em relação aos biocombustíveis”, ressaltou ela.

Maria Stefanie e Fernanda Crispim, alunas que atendiam no estande do biocombustível, falaram que pesquisaram na internet e nos livros para montar a apresentação. “Achamos interessante as diversas matérias-primas, como é feito o biodiesel, biogás e o bioetanol”. De acordo com a aluna Fernanda, a grande dúvida dos visitantes é a diversidade de matérias-primas.

Um dos questionamentos do servidor público, Helaudson Damasio, pai de 3 alunos na Escola, é a diferença entre o desempenho dos motores quanto ao uso do biodiesel em relação ao diesel.

De acordo com a Analista da Embrapa Agroenergia, Patrícia Barbosa o que mais chamou a atenção dos pais e dos alunos foram a diversidade de oleaginosas, e óleo de fritura e a gordura serem utilizados na produção de biodiesel e se este biocombustível renovável pode ser utilizado diretamente nos motores. A Embrapa Agroenergia desenvolve pesquisas focando soluções - da biomassa à energia - priorizando as quatro plataformas do Plano Nacional de Agroenergia: etanol, biodiesel, florestas energéticas e resíduos e co-produtos.

Daniela Garcia Collares

Embrapa Agroenergia

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025