Acordo Mercosul-UE prevê proteção de produtos típicos brasileiros
União Europeia reconheceu 36 indicações geográficas agrícolas do Brasil
Com o objetivo de fortalecer a agropecuária acreana, a Embrapa disponibiliza ao público um sistema digital para realizar pedido de análise de solos - conhecido como Silas (Sistema Informatizado para Laboratório de Análise de Solos). A implementação do novo software possibilita maior acesso aos exames para produtores rurais de todo o Acre, além de estados vizinhos.
A iniciativa busca beneficiar agricultores, pecuaristas, pesquisadores e técnicos da região, uma vez que o Laboratório de Solos da Embrapa Acre é o único local que presta esse tipo de serviço no estado.
A novidade faz parte das ações para modernização de processo e melhorias na eficiência da entrega dos laudos e no atendimento aos clientes pelo Laboratório. “Outra vantagem é que agora as amostras poderão ser enviadas para a Embrapa, não sendo mais necessário vir até aqui”, explica o supervisor do Setor de Gestão de Laboratórios da Embrapa Acre, Paulo Eduardo de Macedo.
Antes, o produtor rural necessitava se deslocar até a Unidade, em Rio Branco, para levar o material, preencher um cadastro e emitir uma ordem de pagamento. Somente depois de ter pagado e com o comprovante, retornava ao laboratório para entregar o comprovante. “Além disso, para obter os resultados, necessitava vir mais uma vez à Embrapa e verificar se o laudo do laboratório estava pronto. Dessa forma, o serviço ficava restrito a um número reduzido de pessoas que conseguiam tempo ou condução própria para se deslocar”, pontua Macedo.
Com a nova ferramenta, o público poderá solicitar, acompanhar e emitir os resultados dos exames, de forma remota. O serviço atende dois tipos de análise: fertilidade (R$ 35,00/amostra) e granulometria (R$ 15,00/amostra).
Para isso, o usuário externo deve fazer um cadastro enviando e-mail para cpafac.solos@embrapa.br, com dados pessoais, como nome, documentação, local de residência e da propriedade. Em seguida, ele receberá um comunicado com login e senha para acessar o sistema no site http://paratari.cpafac.embrapa.br/index.htm. O resultado da análise será disponibilizado em até 30 dias, após o recebimento da amostra no Centro de Atendimento ao Cliente (CAC) da Embrapa Acre.
O Laboratório de Solos tem como finalidade principal dar suporte às pesquisas que integram fertilização de culturas agrícolas e pastagens, poluição, uso e conservação de solos e água, além de contribuir nas áreas de gestão ambiental e manejo florestal. A capacidade de atendimento para o serviço de análise de solo gira em torno de 600 amostras por ano.
A análise do solo é a melhor maneira para avaliar sua fertilidade. Com base nos resultados é possível determinar as doses adequadas de calcário e adubo para garantir maior produtividade e lucratividade na lavoura ou na pecuária.
De acordo com o analista de laboratório da Embrapa Acre, Luciélio Manoel da Silva, os solos diferem em sua capacidade de fornecer nutrientes. “Para obter boas produções é necessário conhecer as quantidades de nutrientes e minerais que existem no solo. Se estiverem em níveis insuficientes àqueles exigidos pelas plantas, recomenda-se complementar com a adição de fertilizantes”.
Tal avaliação é considerada a ferramenta mais importante para a efetivação de uma agricultura moderna e competitiva. Ao saber a quantidade de nutrientes disponível no solo, o produtor rural poderá utilizar os fertilizantes nas doses adequadas. Com isso, evitam-se excessos, riscos para a saúde pública e prejuízos ao meio ambiente.
Para a obtenção de bons resultados com a análise, é importante realizar corretamente os procedimentos para retirada e envio das amostras de solos. No portal da Embrapa, existem diversas publicações que ensinam o passo a passo para a coleta de solos.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura