Sementes Agroceres apresenta novidades para milho no Show Rural Coopavel 2013
A Emater/RS-Ascar e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Vila Nova do Sul, no Jacuí Centro, promoveram a capacitação de 41 produtores e artesãos do município em cooperativismo, em reunião realizada na sexta-feira (1º), na sede do Sindicato. A capacitação foi executada e coordenada pelos técnicos Anderson Junqueira, Cinara Kanitz, Larissa Molinos e Linda Mariu Fioravanso, da Unidade de Cooperativismo da Emater/RS-Ascar de Santa Cruz do Sul, através do Programa de Extensão Cooperativa (PEC), coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR).
Durante o encontro, foram abordadas as diferenças e semelhanças entre o associativismo e o cooperativismo e esclarecidas as dúvidas sobre gestão de associações. “A intenção é aproximar os produtores da formação e da legislação das associações e cooperativas, porém, os resultados só poderão ser colhidos a partir do interesse dos agricultores em trabalhar de forma unida”, diz o extensionista do escritório da Emater/RS-Ascar de Vila Nova do Sul, técnico agrícola Rodrigo da Rosa Becker.
O Programa de Extensão Cooperativa (PEC), criado pelo governo estadual e coordenado pelo Departamento de Cooperativismo da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), é executado por uma equipe multiprofissional da Emater/RS-Ascar. O objetivo é contribuir, através de assistência e extensão técnicas, para o aperfeiçoamento técnico-gerencial, produtivo e educacional das cooperativas, a fim de incrementar a competitividade das organizações e de promover a intercooperação setorial e o acesso aos mercados institucionais. Tendo como público-alvo as cooperativas com Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) jurídica, já estabelecidas ou em processo de fundação, o PEC tem como objetivo atender a 200 cooperativas em todo o Estado.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura