Ministro da Agricultura visita Farsul
O Conselho Técnico Administrativo da Emater e o Conselho Administrativo da Ascar aprovaram nesta segunda-feira (12) o Plano Anual de Trabalho (PAT) 2012 da Instituição. O documento foi elaborado em conjunto pelos técnicos da Emater/RS-Ascar e representantes de entidades parceiras, e abrange as propostas destes grupos e de execução de programas dos governos federal e estadual.
Estão resumidas no PAT as principais ações a serem realizadas no próximo ano pelos extensionistas da Emater/RS-Ascar, em benefício de agricultores familiares, incluindo comunidades indígenas e quilombolas, pecuaristas familiares e pescadores artesanais, em 11.972 localidades rurais e 492 municípios do Rio Grande do Sul. As atividades planejadas têm como foco a geração de renda, a melhoria da qualidade de vida, a inclusão social, a promoção da cidadania das famílias rurais e a sustentabilidade ambiental.
O diretor técnico da Emater/RS, Gervásio Paulus, frisa que documento vai além do aspecto quantitativo, buscando a construção de processos que promovam o desenvolvimento rural. “Eles são baseados na participação como opção metodológica, no foco na sustentabilidade, em suas múltiplas dimensões, e em fortalecer o grau de empoderamento das famílias rurais”, explica o diretor.
Entre os aspectos abordados no Plano Anual de Trabalho estão o fortalecimento das cadeias produtivas locais e regionais nas economias de base familiar, incluindo sistemas de produção agrícola/florestais, de produção pecuária, transição agropecuária de sistemas produtivos de grãos, manejo de solos e água, agroindústria, artesanato e turismo rural, apoio ao cooperativismo, crédito e seguro, RS Mais Igual no meio Rural, Juventude Rural e Sucessão na Agricultura Familiar, Gestão Ambiental, Formação de Técnicos e Agricultores, Classificação e Certificação e Serviços de Acompanhamento.
A gerente de Planejamento da Emater/RS-Ascar, Córdula Eckert, reitera que o Plano reflete “as prioridades de atuação da entidade em 2012, a partir das propostas levantadas nas reuniões de planejamento realizadas pelos escritórios da Emater/RS-Ascar, e os compromissos dos governos estadual e federal”. Para o presidente da Emater/RS, Lino De David, o PAT 2012 reflete a intenção da entidade de ampliar a abrangência de sua atuação. “Continuamos investindo fortemente nos aspectos produtivos internos, mas avançaremos muito da porteira para fora, ou seja, em aspectos como apoio ao cooperativismo, agroindustrialização e a comercialização”, afirma.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura