EBDA comemora na segunda-feira (31) 20 anos de serviços prestados à agricultura baiana
Na tarde desta quinta-feira (27), o chefe da Casa Civil, Carlos Pestana, o secretário Estadual de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Ivar Pavan, e o presidente da Emater/RS, Lino De David, assinaram Convênio referente a Projetos de Segurança Alimentar e apoio à produção agrícola e artesanal das comunidades do RS. Em breve, 59 comunidades indígenas, envolvendo 4.231 famílias (Kaiguangues e Guaranis) em 52 municípios, vão receber R$ 250 mil, para compra de insumos e materiais, além de distribuídas sementes de milho e feijão.
De acordo com o Convênio, a Emater/RS-Ascar vai elaborar e acompanhar os projetos de segurança alimentar, que garantirão a produção agrícola nas comunidades já para esta safra de verão.
O público a ser atendido é constituído por comunidades indígenas, com histórico de exclusão social, que carecem de instrumentos para o preparo do solo, como ferramentas e pequenas máquinas para o plantio, limpeza das plantações, recuperação de solos pobres e desgastados, bem como de sementes e mudas.
“Existe um potencial latente de produção alimentar e de melhoria da qualidade de vida, com pequenos investimentos, levando-se em consideração os aspectos sócio-econômicos, ecológicos e etnoculturais, que justifica o investimento de recursos públicos em projetos de produção agrícola e artesanal, que venham a reduzir a desnutrição na população indígena”, destaca Pavan.
Para o presidente da Emater/RS, “o convênio proporcionará um reforço considerável à segurança alimentar, com maior regularidade na produção de alimentos, maior qualidade da alimentação consumida e constituirá estímulo ocupacional às populações envolvidas, preservando a sua identidade cultural e resgatando sua dignidade, identidade e cidadania, ainda que de forma emergencial”.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura