Tecnologias e cultivares da Embrapa ficam mais acessíveis aos produtores
Foi renovada a parceria entre a Emater/RS-Ascar e Federação dos Clubes de Integração e Troca de Experiências (Federacite) na orientação técnica a produtores que integram os Cites no RS. O Termo de Cooperação Técnica foi assinado na tarde desta segunda-feira (27), no auditório da Federacite, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, pelos presidentes da Emater/RS, Lino De David, e da Federacite, Carlos Simm.
Para Simm, a Emater/RS-Ascar é fundamental na orientação técnica aos grupos organizados de produtores rurais, “cujo conhecimento coletivo, respaldado pelas entidades e pelo Governo do Estado, está reunido na 20ª edição do livro Experiências bem-sucedidas e como chegar lá”. O dirigente se diz convicto de que “os melhores trabalhos têm o suporte da Emater, na implementação das boas práticas agropecuárias”.
O presidente da Emater/RS destacou a parceria que articula instituições públicas e privadas, “onde a inovação tecnológica, a troca de experiências e o trabalho técnico, repassada aos produtores gaúchos de forma horizontal, pode ser considerado um laboratório de aprendizagem e geração de novas experiências”, disse De David, ao agradecer a oportunidade de renovar o convênio.
“Sou um entusiasta dessa metodologia utilizada pelos Cites”, afirmou o secretário estadual de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Ivar Pavan, ao destacar a valorização e a adequação das políticas públicas, do conhecimento técnico e das experiências de vida entre os produtores. Para ele, “esse processo de trocas constrói os melhores resultados para cada produtor envolvido”.
Na ocasião, o presidente da Federacite assinou ainda protocolo de intenções com o secretário Estadual de Agricultura, Pecuária e Agronegócio (Seapa), Luiz Fernando Mainardi, com o presidente da Fetag, Elton Weber, e com a Embrapa Pecuária Sul, através do representante, Alexandre Varella. Acompanharam a assinatura o secretário adjunto da Seapa, Cláudio Fioreze, e o diretor técnico da Emater/RS, Gervásio Paulus, entre outras autoridades e produtores rurais que fazem parte dos Cites.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura