Embrapa Agroenergia articula parcerias internacionais
A Emater/RS-Ascar e o Instituto Plan Agropecuario (IPA), do Uruguai, firmaram, nesta quinta-feira (28/06), um termo de cooperação técnica interinstitucional para o desenvolvimento de atividades de pesquisa, assistência técnica, extensão rural e capacitação técnica de forma mútua. O ato foi realizado durante o Seminário Técnico Sustentabilidad de la Ganadería Familiar em el País Gaucho, realizado no CTG Presilha do Pago, no município de Santana do Livramento.
Uma das principais metas do convênio é a atuação no âmbito da pecuária familiar – atividade comum aos dois países e que compreende a criação de gado de corte e ovinos em campo nativo com o trabalho, basicamente, feito pela família.
O acordo irá permitir, de forma oficial, a cooperação técnica e científica entre a instituição gaúcha e a uruguaia, em um território que, especialmente nas regiões de fronteira, possui semelhanças de hábitos, de clima, de solo e das atividades agropecuárias predominantes. A relação será gerenciada por um Comitê Coordenador com representantes das duas partes, responsáveis pelo planejamento, acompanhamento e avaliação das ações desenvolvidas.
Durante a abertura do evento, o diretor técnico da Emater/RS, Gervásio Paulus, e o presidente do Instituto Plan Agropecuario, Mario Pauletti, ressaltaram a importância do convênio firmado entre as duas entidades. “Queremos efetivamente ser parceiros em todas as ações que estão previstas neste convênio”, disse Paulus. “Nesta área há muito para cooperar. Esperamos que este convênio seja muito frutífero”, completou Pauletti.
O Seminário Técnico Sustentabilidad de la Ganadería Familiar en el País Gaucho teve início pela manhã, com uma apresentação feita por representantes da Emater/RS-Ascar e IPA sobre a atuação, trabalho desenvolvido, públicos atendidos e estrutura administrativa das duas instituições.
À tarde, o IPA apresentou a palestra Indicadores de Sustentabilidade para a Pecuária Familiar: Construção e Aplicação, que abordou a atividade a partir da análise das dimensões econômica, social e ambiental. O trabalho, baseado no conceito de desenvolvimento rural sustentável, defende que um indivíduo tem a possibilidade de auferir renda através da produção rural, com qualidade de vida e permitindo que as futuras gerações possam, a partir de uma proposta de preservação do meio ambiente, continuar produzindo.
A programação teve continuidade com a apresentação, por parte de técnicos da Emater/RS-Ascar, do RS Biodiversidade - programa estadual que busca a conservação da biodiversidade mediante o gerenciamento integrado dos ecossistemas e do uso sustentável da biodiversidade, com vistas ao desenvolvimento regional. Na região, o trabalho está voltado à conservação dos campos nativos que compõem o Bioma Pampa.
O Seminário foi finalizado com uma atividade em conjunto que deu o pontapé inicial para o planejamento de atividades futuras do convênio. “Saio daqui motivado e convencido de que este convênio já começa no caminho certo”, finalizou Paulus.
O evento também contou com a participação da diretora de Transferência de Tecnologia da Embrapa Pecuária Sul, Estefania Damborearena.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura