Emater recolhe quase 2 toneladas de embalagens de pesticidas no Sul de Minas

Ação integra estratégia da empresa de promover a agricultura sustentável

17.04.2024 | 15:44 (UTC -3)
Secretaria de Agricultura, edição Revista Cultivar
Foto: divulgação
Foto: divulgação

Mais de 80 produtores rurais do município de São Pedro da União, no Sul de Minas Gerais, participaram do "Dia do Campo Limpo", realizado nesta semana pela Emater-MG. A ação, com o objetivo de recolher embalagens vazias de pesticidas, resultou na coleta de 1,6 tonelada de material, que terá destinação adequada e não representará mais risco de contaminação para produtores e famílias e nem para o meio ambiente.

"Foi um grande sucesso. Os produtores rurais atenderam nosso chamado e as embalagens terão destino correto, deixando de ser fonte potencial de contaminação de pessoas e de toda a flora e fauna no nosso município", afirmou o gerente regional de Guaxupé da Emater, Marcelo Bonfim. Ele destacou a importância das parcerias para a realização da ação, como a prefeitura municipal, a Cooperativa dos Cafeicultores de Guaxupé (Cooxupé), a Associação de Preservação Ambiental de Minas Gerais (Apamig) e o Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (InpEV).

O engenheiro agrônomo do escritório da Emater-MG em São Pedro da União, Luiz Henrique Brigagão, afirma que o engajamento dos produtores rurais no recolhimento correto das embalagens vem aumentando. "Temos feito em média dois eventos por ano e os produtores têm sido bem presentes. É uma oportunidade de descartar de forma adequada esses materiais, eles já têm consciência de que é melhor usar os produtos e já devolver as embalagens logo que possível", argumenta.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024