Emater realiza 2º Encontro Técnico sobre jabuticaba em Hidrolândia

Além da difusão de novos conhecimentos, evento visa capacitar agricultores interessados na produção do fruto

27.07.2023 | 18:13 (UTC -3)
Emater/GO, edição Cultivar

A temporada de jabuticaba está prestes a começar. A cidade de Hidrolândia, município da região metropolitana de Goiânia, é polo da produção da fruta no estado e recebe turistas de vários lugares do país. Para demonstrar como funciona a produção da fruta na cidade, a Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) realiza, dia 17 de agosto, o 2º Encontro Técnico sobre a Cultura da Jabuticabeira.

O evento, que será realizado no auditório da Escola Municipal José Amâncio, é resultado do projeto Fortalecimento da Cadeia Produtiva de Jabuticaba, uma parceria entre a Emater, os campi do Instituto Federal Goiano (IF Goiano) de Hidrolândia e Urutaí, a Universidade Federal de Goiás (UFG), a Universidade Estadual de Goiás (UEG) e a Prefeitura de Hidrolândia, por meio da Secretaria de Turismo.

Iniciado em 2021, o projeto surgiu devido a demanda de produtores da região para identificar pragas e doenças que causam a morte de jabuticabeiras. Além disso, trabalha diversos segmentos dentro da produção da jabuticaba com a promoção de oficinas e a divulgação de informações técnicas obtidas em pesquisas realizadas nos pomares de Hidrolândia.

“Durante o evento, vamos apresentar resultados da pesquisa sobre o cultivo realizada no município de Hidrolândia, do período de agosto de 2022 a julho de 2023, com informações inéditas sobre a cultura da jabuticabeira”, explica Alenir Batista, extensionista da Emater.

O encontro contará com palestras sobre a produção e a comercialização da fruta, apresentação de cases de sucesso, produção de mudas e informações técnicas.

“Nosso objetivo é repassar os resultados parciais do projeto aos produtores rurais, empreendedores e autoridades locais de Hidrolândia para juntos fortalecer a cadeia produtiva da jabuticaba na região”, conta Alenir.

As inscrições são gratuitas e serão realizadas antes da cerimônia de abertura do evento. Podem participar produtores, pesquisadores e comunidade em geral.

Compartilhar

LS Tractor Fevereiro