Produtores brasileiros trocam arroz por soja e milho
A produção brasileira de arroz fechou em 10,6 milhões de toneladas, uma queda de 1,8 milhões de toneladas em relação a safra passada
O evento irá reunir aproximadamente 100 lideranças rurais e profissionais da assistência técnica pública do Paraná. A programação técnica irá enfatizar temas e tecnologias que favorecem a adoção de boas práticas agrícolas no campo. "Pretendemos trazer informações qualificadas aos profissionais da assistência técnica para que eles auxiliem os produtores nas tomadas de decisão referentes ao manejo de pragas, doenças, plantas daninhas, entre outros temas relevantes", ressalta Nelson Harger, coordenador do projeto grãos do Instituto Emater. A solenidade de abertura do evento contará com a presença do secretário da Agricultura do Estado do Paraná, Norberto Ortigara; do oficial da Unidade de Coordenação de Projetos da ONU/FAO no Sul do Brasil, Carlos Biasi; do chefe-geral da Embrapa Soja José Renato Bouças Farias, do diretor técnico da Emater Paulo Hidalgo, entre outras autoridades.
MANEJO DE PRAGAS - Durante a abertura do evento, a ser realizada no dia 27, a partir das 8h30, está previsto o lançamento da publicação Resultados do Manejo Integrado de Pragas na Soja na safra 2015/16 no Paraná. A publicação consolida os resultados obtidos em Unidades de Referência (UR), instaladas em 123 propriedades agrícolas do Paraná para se avaliar o impacto da utilização no Manejo Integrado de Pragas.
Pelo terceiro ano consecutivo, os agricultores do Paraná, assistidos pela parceria Emater/Embrapa e que vem adotando o MIP, estão conseguindo uma economia aproximada de 50% no uso de inseticidas. "Essas áreas foram acompanhadas pelos extensionistas da Emater semanalmente e, por isso, os produtores acabaram tomando as decisões com base em informação qualificada. Dessa forma, ele acertou melhor o momento da pulverização, reduzindo inclusive o número de aplicações", relata Nelson Harger, coordenador do projeto grão da Emater-PR.
O Manejo Integrado de Pragas é uma tecnologia de manejo que busca manter o ecossistema da soja o mais próximo possível do equilíbrio. Esse manejo colabora com a sustentabilidade da lavoura e a preservação do meio ambiente no longo prazo, evitando o uso abusivo de inseticidas. "O MIP promove o controle racional das pragas, por meio da associação de diferentes táticas como o uso de cultivares mais resistentes às pragas, de controle biológico, prioridade a agrotóxicos mais seletivos aos insetos benéficos e mais seguros ao homem e meio ambiente", diz o pesquisador da Embrapa Soja, Osmar Conte.
O MIP é um conjunto de tecnologias baseado na amostragem de pragas e monitoramento da lavoura para a tomada de decisão com relação ao controle de pragas. É uma ferramenta para favorecer a racionalização do uso de inseticidas com redução nos custos de produção. O número médio de aplicações de inseticidas nas Unidades de Referência que utilizaram o MIP no Paraná, na safra 2015/2016 foi de 2,1 aplicações, enquanto a média estadual foi de 4,5 entre os produtores que não utilizam a tecnologia. Isso mostra que a redução na aplicação de inseticidas foi superior a 55% nas áreas que adotam o MIP. "Mesmo nas áreas que utilizaram a tecnologia Bt e, que representam 40% da nossa amostra, a utilização do MIP conseguiu reduzir a aplicação de inseticidas", diz Harger. Enquanto que o número médio de aplicações em áreas comerciais que utilizam a tecnologia Bt no Paraná foi de 3,8 pulverizações; nas áreas Bt que utilizaram o MIP, esse número foi de 2,1 aplicações.
Também foi um indicador importante o tempo decorrido até a primeira intervenção com inseticidas para o controle de pragas. Enquanto que nas Unidades de Referência, a primeira aplicação de inseticidas foi, em média, aos 67 dias após a emergência da soja; nas áreas comerciais do Paraná a média da primeira aplicação foi aos 36 dias.
Se as estratégias de MIP fossem usadas em todo o Estado, oportunizaria ao agricultor uma economia no custo de produção para o controle de pragas da soja. "Baseando-se no trabalho que fizemos nas Unidades de Referência foi possível conseguir uma economia média de duas sacas de soja por hectare, comparando-se com o que tem sido praticado pelos agricultores no Paraná", revela Harger.
O lançamento da publicação Resultados do Manejo Integrado de Pragas na Soja na safra 2015/16 no Paraná é fruto de ações estabelecidas no âmbito da Campanha Plante seu Futuro, que tem em seu Comitê Gestor a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Paraná (Seab), Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Paraná, o sistema Ocepar, da Organização das Cooperativas do Paraná a Itaipu Binacional, o Instituto Agronômico do Paraná, Centrais de Abastecimento do Paraná (Ceasa),a Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), a Federação da Agricultura do Estado do Paraná, o Emater e a Embrapa.
Serviço:
Evento: Treinamento e planejamento em boas práticas agrícolas e lançamento da publicação Resultados do Manejo Integrado de Pragas na Soja na safra 2015/16 no Paraná.
Data: 27 a 29 de setembro
Horário: 8h30 às 17h
Local: Embrapa Soja (Londrina-PR)
P R O G R A M A C Ã O
DIA 27/09 (Terça-Feira)
08:30 – 09:30 – Apresentação dos resultados de MIP nas UR's safra 2015/16
Dr. Fernando Teixeira - EMATER
09:30 – 10:30 – Lançamento da publicação em MIP safra 2015/16
Dr. Norberto A. Ortigara – SEAB
Campanha Plante seu Futuro
10:30 – 10:50 – Intervalo café
10:50 – 11:40 – Manejo integrado de pragas na prática:
Eng. Agr. Luís Carlos de Castro - Produtor Rural
11:40 – 12:30 – Manejo integrado de pragas em grandes propriedades.
Eng. Agr. Richard Dijkstra (Fazenda Frank'Anna)
12:30 – 13:30 – Intervalo almoço
13:30 – 15:10 – Depoimentos: Estratégias exitosas em MIP/boas práticas
Eng. Agr. Leandro Alegransi - SENAR
Extensionistas - EMATER
15:10 – 15:30 – Intervalo para o Café
15:30 – 17:00 – Tecnologia de Aplicação de Agrotóxicos
Dr. Fernando S. Adegas– EMBRAPA (01 h)
Dr. Nelson Harger – EMATER (30 min)
DIA 28/09 (Quarta-Feira)
08:00 – 09:10 – Eficiência dos fungicidas no controle da ferrugem
Dra. Cláudia Vieira Godoy – EMBRAPA
09:10 – 10:10 – Legislação sobre o manejo da ferrugem da soja no PR
Dra. Claudine Dinali Santos Seixas – EMBRAPA
10:10 – 10:30 – Intervalo para o Café
10:30 – 11:30 – Fisiologia das plantas de soja sob condições de déficit hídrico
Dr. Norman Neumaier – EMBRAPA
11:30 – 12:30 – Cenários climáticos para a primavera e verão
Dr. Nelson Harger – EMATER
13:30 – 14:30 – Palestra: Levantamento e Uso de Tecnologias no Trigo
Dra. Cláudia de Mori – Embrapa
14:30 – 15:30 – Controle Químico de Pragas
Dr. Samuel Roggia – EMBRAPA
15:30 – 15:50 – Intervalo para o Café
15:50 – 17:00 – Boas práticas no uso de inoculantes na soja com ênfase em reinoculação
Dr. Marco Antônio Nogueira - EMBRAPA
DIA 29/09 (Quinta-Feira)
08:00 – 09:00 h - Pesquisa em Conservação do Solo e Hidrossedimentologia
Dr. Dinis Deuschle - UFSM
09:00 h – 10:00 - Espaçamento e Dimensionamento de Terraços no Sistema de Plantio Direto
Dr. Julio Franchini - EMBRAPA
10:00 – 10:30 - Intervalo para o Café
10:30 – 10:50 - Desafios técnicos e estratégia de difusão do consórcio milho segunda safra x brachiaria
Eng. Agr. Ildefonso Haas - EMATER
10:50 - 11:10 - Manejo do solo para altas produtividades –
Eng. Agr. Adalberto Telesca Barbosa - EMATER
11:10 - 11:50 - Avaliação e desafios do consórcio milho segunda safra x brachiaria
Dr. Ivan Bordin– IAPAR
11:50 – 12:30 – Encaminhamentos dos trabalhos
Eng Agr. Sergio M. Bittencourt e Dr. Oromar Bertol.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
A produção brasileira de arroz fechou em 10,6 milhões de toneladas, uma queda de 1,8 milhões de toneladas em relação a safra passada
A Arysta LifeScience participa do 13° Congresso Internacional de Citros, em Foz do Iguaçu, entre os dias 18 e 23 de setembro de 2016 divulgando o pré-lançamento do Panther ampliando o portfólio da linha de herbicidas da Emp
A BASF abriu recentemente um novo Centro de Tecnologia de Aplicação, na sede da divisão de Proteção de Cultivos em Limburgerhof, Alemanha.