Emater-MG firma parcerias na 77ª Expozebu

05.05.2011 | 20:59 (UTC -3)

Além de apresentação de resultados dos programas Minas Leite e Pró-Genética e atendimento técnico durante a Expozebu, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) formalizou, nesta quarta-feira (4), convênios com duas associações nacionais de criadores de bovinos e com uma empresa privada, para intensificar a participação dos técnicos estaduais nas ações de melhoramento genético do rebanho mineiro.

 

"Ao visitar a maior feira de zebu do mundo, o pequeno produtor conhece animais diferenciados e vê que é possível melhorar a genética e a produção. A EMATER busca oferecer animais de qualidade para esse pequeno produtor, e em parceria com a ABCZ, tem o programa Pró Genética, que financia touros de procedência garantida."

 

Com a Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ) e a Associação Brasileira de Criadores de Girolando (ABCG), a Emater-MG firmou acordo para disponibilizar controladores leiteiros aos produtores associados. Os controladores são técnicos da empresa de extensão rural que fazem a pesagem do leite produzido por cada animal durante um dia e desenvolvem um relatório de produção. A ação é importante para verificar a evolução da produção leiteira em propriedades que trabalham com o melhoramento genético.

 

Ainda com a ABCG, será formalizado acordo para o melhoramento genético do rebanho leiteiro. A ABCG fornecerá gratuitamente sêmen de touros registrados a produtores indicados pelos técnicos da Emater-MG, e assim proporcionar a melhoria da qualidade do gado com a disseminação da genética selecionada.

 

Pela parceria com a Ouro Fino, empresa de nutrição animal, os técnicos da extensão rural prestarão assessoria técnica e capacitação de profissionais da empresa privada. Gustavo Laterza de Deus, gerente regional da Emater-MG em Uberaba, explica que a parceria é resultado do bom trabalho realizado pelo Governo de Minas na assistência aos produtores rurais. “A Ouro Fino utilizou nossa assessoria técnica em alguns trabalhos e reconheceu a nossa qualidade, tanto que agora demandaram maior atendimento.” A Emater vai assessorar a Ouro Fino quanto ao desenvolvimento sustentável, capacitação e metodologia de extensão rural.

 

A Emater-MG participa com dois estandes na 77ª Expozebu. No espaço do Governo de Minas, a Emater-MG, vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, divulga seus programas e disponibiliza técnicos para atender o público, no Plantão Técnico, juntamente com a Epamig. E no Espaço Sustentabilidade, o Programa VERdeMINAS desenvolve ações de educação ambiental com crianças e adolescentes de escolas públicas e particulares de Uberaba.

"Ao visitar a maior feira de zebu do mundo, o pequeno produtor conhece animais diferenciados e vê que é possível melhorar a genética e a produção. A Emater-MG busca oferecer animais de qualidade para esse pequeno produtor, e em parceria com a ABCZ, tem o programa Pró-Genética, que financia touros de procedência garantida", afirmou o presidente da Emater-MG, Maurilio Soares Guimarães, que participou, na terça-feira (3 de maio), da abertura oficial do evento, no Parque de Exposições Fernando Costa, em Uberaba.

 

Pró-Genética será ampliado

 

O Programa de Melhoria da Qualidade Genética do Rebanho Bovino do Estado de Minas Gerais (Pró-Genética) será um dos destaques da participação da Emater-MG na 77ª Expozebu, que terá abertura oficial nesta terça-feira (3 de maio), às 10h, no Parque de Exposições Fernando Costa, em Uberaba (Triângulo Mineiro). A cerimônia terá a presença do presidente da Emater-MG, Maurilio Soares Guimarães.

 

Na quarta-feira (4 de maio), foi realizada reunião do Pró-Genética na sede da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), com a participação dos diversos parceiros institucionais. Foram avaliados os resultados positivos conquistados e sugeridas propostas de ampliação.

 

Com os objetivos fortalecer as cadeias produtivas da carne e do leite e melhorar a renda dos produtores rurais, pela melhoria da qualidade dos rebanhos, o Pró-Genética foi criado em 2006, pelo Governo de Minas. Desde então, vem oferecendo em feiras e leilões touros geneticamente superiores das diversas raças adaptadas para corte e produção leiteira. “As ações têm como foco principalmente os pequenos produtores, que representam a maioria dos pecuaristas e que até então não utilizavam touros melhoradores”, destaca o gerente regional da Emater-MG em Uberaba, Gustavo Laterza de Deus.

 

O gerente da Emater-MG ressalta ainda que 2011 será um ano de expansão do Pró-Genética no Triângulo, região que terá nove das 25 feiras de tourinhos melhoradores agendadas para todo o Estado neste ano, uma participação superior a 30%. “O retorno por parte dos pecuaristas tem sido muito bom. Em 2010 tivemos eventos com comercialização de 83% dos animais oferecidos, em Itapagipe e em Carneirinho. Na média do total de feiras nos municípios da regional, as vendas fechadas chegam a 55% do total oferecido, em apenas um dia. E não estamos contabilizando as vendas realizadas no pós-evento, e também não consideramos as ações de atendimento na rotina da ação extensionista, que é parte importante do programa”, afirma Laterza.

 

Em quatro anos, foram realizados 56 eventos de vendas, sendo 50 feiras e seis leilões, totalizando uma oferta 2.920 animais, com 57,6 % de resultado comercial. Esses números representam benefícios para 1.100 produtores rurais, de 2006 a 2010, em Minas Gerais.

 

O sucesso do Pró-Genética despertou a atenção do Governo federal, que, em 2007, durante a Expozebu, firmou parceria para a expansão do programa para outros Estados. Atualmente, produtores familiares do Espirito Santo, Bahia e Sergipe também já se beneficiam das ações para o melhoramento genético dos rebanhos.

 

O programa estruturador foi concebido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e suas vinculadas Emater-MG e IMA. As ações são desenvolvidas em parceria com as associações de criadores, como a ABCZ e a Girolando, sindicatos rurais, Prefeituras, e cooperativas. Entre os meios previstos para atingir a democratização da genética melhoradora entre os pequenos e médios produtores rurais estão as feiras e leilões.

 

As feiras regionais são realizadas em todo o Estado para a venda de touros de alta qualidade genética. Os animais comercializados devem atender a uma série de exigências sanitárias e de desempenho produtivo. O programa viabiliza a compra de touros melhoradores por pequenos e méditos produtores rurais. Os interessados podem utilizar linhas de crédito rural para a compra dos animais.

 

Outra forma de acesso aos animais de alta qualidade é o link do Banco de Ofertas da Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ), disponível no site da Emater-MG (http://bancodeofertas.abcz.org.br/index/). O pacote de ações do programa inclui capacitações de técnicos e produtores, palestras e seminários.

 

José Alberto de Ávila Pires, coordenador técnico estadual de pecuária da Emater-MG, ressalta que a genética dos animais é decisiva para o sucesso na pecuária. “É um fator de tanta importância quanto a alimentação correta, a sanidade e o manejo”, explica . Ele lembra que as facilidades de crédito para os compradores nas feiras e leilões e também a segurança quanto à origem dos animais (garantida pela ABCZ) são fortes atrativos para os pequenos e médios produtores.

 

Miriam Fernandes

Assessoria de Comunicação da Emater-MG

(31) 3349-8241

miriam@emater.mg.gov.br

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025